quarta-feira, 15 de julho de 2009

CAMINHADA ECOLOGICA COM PLANTIO DE ÁRVORES NA SERRA GERAL






A 5ª Caminhada Ecológica de Monte Azul à Montezuma inicia quinta (16) com termino previsto para domingo (19). Os cerca de 45 participantes, que iniciaram a caminhada as 6 horas da manhã, percorrerão aproximadamente 65 quilômetros do complexo da serra da Canastra, que na região e conhecida como serra geral, incluído a serra de Santo Antonim e serra da Guariba. O nível de dificuldade da caminhada é de moderado para difícil.
Tudo começou em 2004 com uma conversa do tipo brincadeira com Alexandre Augusto e Damastor Alves, ambos servidores municipais, onde Alexandre dizia que seria interessante uma caminhada de Monte Azul a Montezuma pela serra, ou ¨por dentro¨como se diz no local, e Damastor afirmou já ter feito essa caminhada anteriormente e ambos resolveram organizar o evento.
Segundo Alexandre a caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. ¨Queremos nos divertir, e não bater recordes¨ conclui o organizador e atual vice-prefeito de Monte Azul.
A respeito da caminhadas ecológicas a opinião de Damastor é que são extremamente seguras desde que sejam observadas as regras básicas de conduta. Manter um espírito de equipe, o respeito pela natureza e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo.
Entre as dicas dos Aventureiros para os participantes, está o uso roupas leves, tênis confortável – já usado/amaciado –, boné ou chapéu. Em sua maioria de homens, o mais novo participante dessa caminhada é Paulo Augusto de 13 anos e o mais velho é o servidor municipal Diocelino Custódio, Seu Dió. Haverá 2 motos de apoio e um caminhão foi contratado para levar as bagagem e barracas dos aventureiros e também para, chegando na frente, levar os alimentos a serem preparados para alimentação da equipe.Bebidas alcoólicas são permitidas moderadamente somente durante as paradas de pernoites.
A caminhada ecológica vai contribuir para o Programa de Conservação da Serra Geral.O evento tem o apoio das Prefeituras de Monte Azul,Santo Antonio do Retiro e Montezuma que disponibilizaram ambulância, dentre outros recursos, para a segurança dos participantes.
As caminhadas são feitas por estradas e trilhas na mata fechada entre subidas e descidas e permitem observar de perto a vegetação da Serra e os animais que nela vivem. Estes passeios proporcionam o maior contato com o ambiente permitindo conhecer uma variedade ainda maior de animais e plantas da região.
Com o apoio do Instituto Estadual de Floresta – IEF a 5ª edição da Caminhada Ecológica Monte Azul Montezuma inova com os participantes e moradores locais plantando cerca de mil mudas de árvores. As localidades beneficiadas com as mudas serão Brejo Grande e São Joaquim, que pertencem ao município de Santo Antonio do Retiro, e Montezuma, cujas mudas serão plantadas na barragem da cidade das águas quentes. O diretor do Parque Estadual Caminhos do Gerais, engenheiro ambiental do IEF Alessandre, estará fazendo palestras sobre conservação ecológica nas localidades e acompanhando o plantio das mudas.
Os participantes estarão aproveitando o clima de serra que nessa época e bastante frio para esquentar as noites com animados forrós, com músicos se apresentando ao vivo, e se agasalhando para enfrentarem a altitude local.Para finalizar o evento a equipe de caminhantes serão convidados do prefeito Erival José Martins, o Grande, para aproveitarem das águas termais do balneário de Montezuma(Rua Leôncio José de Araújo, 2 - Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário