quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ANTT repetira em Montes Claros reunião para discutir desativação da linha ferrea.

Após primeira reunião esvaziada, sem nenhuma autoridade, ANTT repetirá encontro para discutir a desativação do trecho ferroviário que corta o Norte de Minas e a construção de nova ferrovia.
ONG Amigos do Trem Baiano exige trens de passageiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará neste mês uma reunião participativas sobre a tomada de subsídios para receber contribuições sobre a devolução dos trecho ferroviário  de Corinto (MG) a partir do km 856+100 - Alagoinhas (BA), passando por todo o Norte de Minas. Esse trecho faz parte da resolução Nº 4.131, de 03 de julho deste ano, que autoriza a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a desativar e devolver trechos ferroviários.
O aviso da tomada de subsídios foi publicado pela agência no início de novembro e a reunião está marcada para 18 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório do CDL Montes Claros, aqui em Motes Claros, ou seja,no mesmo local onde se realizou a primeira reunião sobre o mesmo tema em Agosto desse ano e que foi totalmente esvaziada, com apenas seis pessoas na plateia. 
Reconstrução.
O projeto do Governo Federal e aproveitar parte do trecho para construir uma nova ferrovia, em bitola larga (1,60 mts) para circular trens de cargas a 80 quilômetros por hora em média. Essa nova ferrovia cruzara com a Ferrovia Leste Oeste na cidade de Guanambi na Bahia e terá o trecho até Brumado em comum. a FIOL (Ferrovia Leste Oeste), que está em contrução e previsão de inauguração no ano que vem, integrará o interior de Goiás ao porto de Porto Seguro, no Estado baiano.
Trens de Passageiros.
Embora os projetos governamentais contemplem apenas os trens de passageiros o Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano exige que em todo os percursos haja a implantação de trens regionais de passageiros. Essa posição foi colocada pelo presidente da instituição Alberto Bouchardet, na reunião promovida pelo órgão controlador do governo no mesmo local em Agosto passado. O recado claro é que sem trens de passageiros na nova ferrovia a ONG ATB levará seus associados e a população as margens da ferrovia, impedindo o transito dos trens de cargas. O lema é: TRENS DE PASSAGEIROS. Nós trilhos, nós também ou ninguém.
Tomada de subsídios
A tomada de subsídios tem como intuito possibilitar a participação publica sobre a devolução dos trechos e apresentação de propostas para a manutenção e aproveitamento dos trechos citados.   Os interessados poderão fazer contribuições por escrito através do formulário que está disponível no site da ANTT (http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/26358.html) até o dia 31 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário