sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ministro visita obras da FIOL na Bahia e afirma que ferrovia vai ter obras aceleradas.


Empreiteira estoca dormentes prontos em Brumado BA
Trecho da ferrovia que deveria ter sido inaugurado no mês passado, não tem nenhum trilho colocado.
O ministro dos Transportes, César Borges, se encontra em visita as obras daFerrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Entre outros trechos o ministro vai estar também na cidade de Brumado, mais especificamente no distrito de Ubiraçaba. Por volta das 11 horas ele chegará de helicóptero a cidade baiana de Tanhaçu.
Borges prometeu e está cumprindo aumentar a pressão sobre as empreiteiras e a Valec, para que a Fiol tenha as obras destravadas de uma vez por todas. Está é a segunda viagem até os canteiros de obra desde que assumiu o cargo, em abril. O ministro anunciou que o edital para compra de trilhos da ferrovia foi publicado hoje.
A situação vexatória da Fiol está tirando o sono do ministro desde que assumiu o comando da pasta. Ex-governador da Bahia, Borges passou a ser ostensivamente cobrado para que a obra ganhe ritmo de uma vez por todas.
Borges resolveu bater forte. Na semana passada, a diretoria da Valec reuniu os gestores responsáveis por cada um dos oito lotes que compõem o traçado de mil quilômetros Fiol, entre Barreiras e Ilhéus. O encontro aconteceu na sede da Valec, em Brasília. Os engenheiros se surpreenderam quando o ministro chegou e disse que iria participar da reunião. O Valor conversou com alguns gestores que participaram do encontro. "Foi uma reunião bem difícil", diz um engenheiro da Valec.
"Não tenho feito outra coisa desde que cheguei aqui, além de cobrar. Há realmente um passado ruim nas obras, os projetos eram inconsistentes, houve problemas de licenciamento. Não podemos mais ficar mastigando problemas. Temos que resolvê-los", disse.
O ministro cobrou a conclusão do trecho de 500 quilômetros, entre Caetité e Ilhéus, até dezembro do ano que vem. No cronograma original, essa parte da ferrovia já deveria estar em operação desde junho do ano passado. Borges demonstrou irritação e disse que tem passado por incompetente por conta do atraso das obras. Numa crítica à Valec, disse que seus diretores tinham obrigação de decorar tudo o que acontece em cada 20 metros de suas ferrovias. O ministro lembrou que a Valec tem apenas dois empreendimentos para administrar (Fiol e Norte-Sul), enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é responsável por mais de 900 obras em rodovias. "Nosso compromisso é entregar o primeiro trecho de 500 km entre Caetité e Ilhéus até dezembro, e vamos perseguir esse prazo", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário