terça-feira, 20 de agosto de 2013

Trem Turístico Expresso Pai da Aviação tem seu convênio oficializado



Paulo Henrique, da Amigos do Trem, assina o convenio
Na sexta-feira (16) aconteceu a solenidade de assinatura do Convênio para implantação do Trem de Turismo Expresso Pai da Aviação, entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e a ONG Amigos do Trem, visando comprar os equipamentos finais do trem Litorina, liberação de recursos financeiros para reforma da estação ferroviária de Barbacena e local de manutenção do trem.
A assinatura foi realizada durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Barbacena, em comemoração aos 222 anos de emancipação no Salão Ouro do Hotel Master Plaza. Estiveram presentes no evento o prefeito Toninho Andrada, o deputado federal Bonifácio Andrada, o deputado estadual Lafayette Andrada, Edson Brandão, diretor de Integração Regional da AGIR, Fred Furtado, diretor de Turismo da AGIR, autoridades estaduais, o presidente da ONG Amigos do Trem Paulo Henrique do Nascimento, acompanhado de sua vice-presidente Auxiliadora Maria de Carvalho e dos voluntários Aparecida Fátima da Silva, José Campos Netto, Júlia Freitas, Ademir Monteiro, Luiz André, Wilson Borges, Weder Silva, Evandir Andrade, Carlos Guimarães, Eleandro Moreira, Aparecida Oliveira Campos Netto , Mauricio Lima Correa e o Diretor Regional do Rio da Janeiro da Amigos do Trem, Silvério Borges.

O projeto Expresso Pai da Aviação, vai circular entre a Estação Ferroviária de Barbacena até a Fazenda Cabangu, percurso total de 80 km de ida e volta, com direito a visitação ao Museu de Alberto Santos Dumont, considerado o inventor da aviação, e atividades ligadas ao ecoturismo na Estrada Real.
O trecho a ser percorrido pelo Expresso Pai da Aviação, é considerado uns dos mais bonitos da ferrovia em Minas Gerais e no Brasil, passando pelas paisagens rurais da Serra da Mantiqueira, atravessando nove túneis. O projeto conta também com grandes atrativos turísticos, a exemplo de fazendas centenárias, Museu da Loucura em Barbacena e a famosa Festa das Rosas.
O próximo passo do projeto do Expresso Pai da Aviação, será a inspeção técnica nos próximos dias do trem Litorina pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a partir de então sendo liberado definitivamente o trem para a circulação e operação do trecho ferroviário turístico entre Barbacena e o Museu Cabangu.

 Com informações da ONG Amigos do Trem

Nenhum comentário:

Postar um comentário