quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Energia solar fotovoltaica atinge primeiro gigawatt no Brasil

Pequenas empresas pode ser fator importante para potencializar o Brasil no setor.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apresentou resultado de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional e afirma que o Brasil alcançou a marca histórica de 1 gigawatt (GW). Isso é a potência suficiente para abastecer 500 mil residências e atender o consumo de 2 milhões de brasileiros. Embora esse resultado coloque o Brasil entre os 30 países do mundo, de 195, que possuem mais de 1 GW de fonte solar, estaria muito aquém da potencialidade natural do país.
O Brasil tem condições de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, assim como já é em energia hidrelétrica, biomassa e eólica.
Essa marca, conseguida no final do ano passado, é resultado da política de geração e distribuída de energia solar fotovoltaica contratadas pelo governo federal em leilões de energia elétrica realizados em 2014 e 2015. As usinas em funcionamento estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A energia solar de micro e minigeração atingiu o patamar de 111 megawatts (MW) de capacidade instalada. Destes, 77,6 MW, mais de 69%, são provenientes da fonte solar fotovoltaica, capaz de gerar energia elétrica suficiente para abastecer mais de 45 mil residências, segundo a Absolar.

Pequenos de olho no futuro.
72 placas no telhado energizam o Bom Preço.
Na geração distribuída também foi registrado crescimento na implantação de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e na zona rural, em todas as regiões do país. A potência total, nesse caso, é de 0,164 GW que é considerada muito pequena mas com crescimento expressivo nos últimos anos.
Foi por reportagens que o jovem micro empresário varejista da pequena cidade de Catuti, Adriano Oliveira Araújo, tomou conhecimento da utilização da energia solar e começou a pesquisar na internet. Na cidade de Montes Claros se encontrou com representante de empresa especializada em energia solar fotovoltaica com alguns projetos pelo Norte de Minas, e engenheiro em visita técnica ao supermercado do empresário fez projeto e apresentou o mesmo ao agente financeiro que financiou a instalação.
Adriano Oliveira, apostando na energia solar
Com vida útil do sistema implantado previsto para 25 anos, depois de quatro anos pagando pouco mais que a conta da Cemig, Adriano terá 21 anos sem se preocupar com conta de energia elétrica. De 2,8 mil de energia mensalmente passou a pagar taxa mínima de 49 reais. Também as contas de sua residência, dos pais e de propriedade rural da família foram reduzidas a taxas mínimas em decorrência do projeto implantado, já que o excesso de energia gerado é injetado na rede pública.

¨A geração de energia alternativa tornou-se uma saída viável para minha empresa e faço hoje um investimento garantido para o futuro. Houve um impacto positivo na imagem da empresa pela adoção de energias renováveis e o que economizo hoje e economizarei no futuro terá impacto também nos nossos preços. Estou satisfeito em utilizar energia solar fotovoltaica e sem duvida tomei uma boa decisão quando resolvi apostar na energia solar¨, afirma Adriano que a dez anos se fez empresário.  

Um comentário:

  1. Empresário com visão, esse sem dúvidas saiu na frente. Parabéns pela reportagem e ao empresário Adriano pela atitude inovadora.

    ResponderExcluir