sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Trump pede um Van Gogh e recebe vaso sanitário

Donald Trump e sua esposa Melania solicitaram ao Museu Guggenheim,de Nova York, para lhes emprestar uma pintura de Van Gogh para decorar seus quartos privados na Casa Branca. De acordo com The Washington Post, o curador do museu lhes deu uma contra-oferta claramente satírica: um vaso sanitário feito por um artista italiano em ouro puro.
O casal presidencial teria solicitado a pintura "Paisagem com Neve", de Van Gogh, na qual um homem parece caminhar na companhia de seu cachorro.
O curador do museu, Nancy Spector, criticou abertamente a Trump através das redes sociais. Em setembro, enviou uma mensagem de e-mail para a Casa Branca para comunicar que os Trumps poderiam receber um como empréstimo o vaso que até meados de setembro estava sendo usado pelos visitantes em um sanitário do museu. O vaso sanitário de 18 quilates intitulado "Estados Unidos" é uma crítica de Maurizio Cattelan aos instintos gananciosos da nação Norte Americana. Estima-se que seu valor ultrapasse a um milhão de dólares.

Publicidade 
Spector postou uma fotografia em seu e-mail onde disse: "Lamentamos não poder satisfazer seu pedido original, mas esperamos que essa oferta especial seja de seu interesse". 
O banheiro poderia ser um "empréstimo de longo prazo", escreveu ele. "É, obviamente, extremamente valioso e um pouco frágil, mas nós forneceríamos todas as instruções para sua instalação e cuidado". 
O Post informou que a Casa Branca nunca respondeu à oferta. 
Em um blog do museu o curador referiu-se a Trump no ano passado como "o da torre dourada homônima" e postou uma imagem da Trump Tower, localizada na Quinta Avenida, onde o presidente tem um enorme apartamento e um escritório. O presidente tem uma inclinação para a cor dourada e os banheiros de várias de suas propriedades são banhados em metais preciosos e redecoraram o escritório oval com cortinas com fios dourados. 
O curador disse que sua presidência foi "marcada por escândalos e definida pela restrição deliberada de inúmeras liberdades civis, além de se recusar a reconhecer as mudanças climáticas que colocam nosso planeta em risco". 
Por enquanto, o Museu Guggenheim não respondeu ao pedido da Associated Press para entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário