sábado, 6 de janeiro de 2018

TIM Celular chega a Catuti com tecnologia 4G

Catuti  ¨Cidade das Antenas¨
Em janeiro de 2008 os moradores da cidade de Catuti foram beneficiados com o sinal da Telemig Celular implantada em uma parceria empresa, Estado de Minas e prefeitura municipal. Naquela época foi instalada na sede do município uma Torre de 60 metros de altura que transmite o sinal de celular para Catuti e suas comunidades. Na Torre foi fixada duas antenas – parábolas onde a maior recebe o sinal de Porteirinha para a atuação do site – sinal para Catuti e através do Mini Link que é a parábola pequena, é transmitido o sinal para as torres de Mato Verde e de Monte Azul. Também no inicio de 2008 foi construída uma torre de 65 metros no distrito de Barreiro Branco para transmitir o sinal de Porteirinha para o município de Gameleiras. Se dizia então que outras operadoras poderiam alugar para compartilhar a torre e distribuir sinal de celular para a cidade e região.
Técnicos montam e programam equipamentos
Dez anos se passaram e na nova administração do mesmo prefeito, José Barbosa, o município vê atendido pela Tim uma solicitação do seu administrador. 
Catuti, hoje conhecida por ¨cidade das antenas¨ porque muitas empresas montaram torres na cidade e em sua periferia para distribuir sinal de internet captado no cabo óptico que passa pela cidade margeando a ferrovia, vai ter sinal na TIM.
A empresa já tem torre na cidade usada para transmissão de voz e dados entre cidades, e atendendo a insistentes pedidos da administração municipal distribuirá sinal de dados e voz para a cidade de Catuti. O equipamento entra nesse domingo, 07 de Janeiro, em teste. Segundo o técnico da Ericsson que está programando os aparelhos o sinal em 3G poderá ser usado por quem tem Chip da Tim, e dentro de no máximo uma semana o 4G entrará em operação, pois por problemas na logística houve extravio de peças para Ibiaí. O técnico afirma que no inicio o sinal ficara instável mas que logo, no máximo em 15 dias, ambos os sinais estarão funcionando a contento. Com a tecnologia 4G internet do celular fica muito próxima a internet fixa com relação a velocidade.
Zinga - Duas operadoras de celular em suas administrações..
O prefeito José Barbosa foi acompanhar de perto os trabalhos dos técnicos e satisfeito diz que ao ser atendido pela Tim dá animo para intensificar os pedidos que também foram feitos a operadora Claro. A Claro celular tem uma torre montada a poucos metros dos equipamentos da Tim, mas que servem como ¨ponte¨para levar sinal da operadora a outros municípios. ¨Deixaremos de ser cidades onde antenas são montadas apenas para retransmitirem sinais de voz e dados, para sermos uma cidade pequena com muitas opções de operadoras de celular beneficiando moradores e visitantes¨, diz Zinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário