segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Trens de passageiros em Montes Claros

¨Nasceu¨ em agosto, ¨morreu¨em setembro.
20 de agosto de 1926 chega à Estação de Montes Claros a ponta dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, comandada pelo engenheiro montesclarense Augusto Cattoni que, incansável, embora sem dormir e mal alimentado, animando sempre os trabalhadores, não cessou de dar ordens e orientar as turmas que se alternavam, assentando os dormentes e trilhos, ao brado de — Montes Claros!
Estação Ferroviária na decada de 30.
As 19 horas, em carro de inspeção, dava entrada o Dr. Pires e Albuquerque, SubDiretor da 6.” Divisão, acompanhado de vários engenheiros, sendo delirantemente aclamados. Dois dias depois, 22 de setembro, foi a inauguração oficial, com a presença do ministro da Viação Dr. Francisco Sá.
Em reconhecimento pela estrada de ferro, os montes-clarenses construíram  um monumento em homenagem a Francisco Sá, em  frente à Estação em Montes Claros.
Em sua estátua está escrito O SERTANEJO É ANTES DE TUDO UM FORTE, da obra de Euclides da Cunha, num justo reconhecimento à bravura dos nordestinos no enfrentamento da seca. 
O ministro mineiro, que nasceu no Brejo das Almas, organizou diversas redes ferroviárias regionais e conseguiu o recorde de 2.225 Km de ferrovias construídas no país em um só ano. Mais tarde emprestou seu nome ao lugar onde nasceu, hoje município de Francisco Sá.
A Central do Brasil começou a morrer quando foi criada a Rede Ferroviária Federal. Com o passar dos anos ela foi perdendo sua identidade, suas linhas deficitárias começaram a ser erradicadas, e outras segmentadas, passando a fazer parte de outros sistemas.
Fazendo parte do projeto de privatização do governo Fernando Henrique(PSDB), o trecho foi cedido a concessionária Ferrovia Centro Atlantica-FCA por 30 anos, prorrogáveis por mais trinta.
Foi repassado a FCA o transporte de cargas, sendo erradicado o trem de passageiros que interligava Montes Claros a Belo Horizonte (Trem do sertão) e o que fazia o que ligava a cidade a Monte Azul (Trem Baiano).
O último trem de passageiros a chegar em Montes Claros aportou a estação local no final da tarde do dia 5 de Setembro de 1996, retornando de Monte Azul.

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