sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pedras de Maria da Cruz recebe curso do Cidadania Ribeirinha

Encerram-se na próxima segunda-feira (30/4/12), em Pedras de Maria da Cruz (Norte de Minas), as inscrições para o Curso de Desenvolvimento Sustentável do Projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Os públicos prioritários são estudantes de ensino médio, agentes públicos e trabalhadores cuja atividade tenha relação com as águas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e nas escolas estaduais Dona Cila e de Pedras de Maria da Cruz. Na comunidade Manoel Vitório, os interessados podem se inscrever na Associação dos Pequenos Produtores Rurais e, em Palmeirinha, na Associação de Remanescentes de Quilombo. O curso terá início dia 14 de maio.
Outros três municípios do Norte de Minas (Manga, Matias Cardoso e Itacarambi) foram escolhidos para receberem o projeto piloto do Cidadania Ribeirinha por terem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades mineiras banhadas pelo Rio São Francisco. O curso já foi feito nas duas primeiras cidades e, em junho, começa em Itacarambi.
Curso terá módulos teóricos e práticos
O curso de Desenvolvimento Sustentável é composto por quatro módulos e aborda, entre outros temas, participação política, ética, organização social, patrimônio cultural, história da ocupação da região e revitalização do Rio São Francisco. Os participantes recebem ainda conteúdos sobre empreendedorismo, plano e gestão de negócios, estruturação de projetos e captação de recursos. No final serão oferecidos cursos profissionalizantes. Os dois últimos módulos serão de responsabilidade do Sebrae e do Senar. O curso será oferecido entre o primeiro semestre de 2012 e julho de 2013.
O Cidadania Ribeirinha é realizado pela ALMG por meio de uma articulação institucional de parcerias, apoios e colaborações com entidades do poder público. Ele é um dos projetos prioritários para o biênio 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da ALMG. No Portal da Assembleia, os interessados podem acessar a página do projeto, com o regulamento do curso, ficha de inscrição e datas de realização das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário