quarta-feira, 18 de abril de 2012

Representantes de ONG’s entregam hoje documento com 5 mil assinaturas ao prefeito Tadeu Leite.

Proposta servirá para criação de três Centros de Castração na cidade
Mobilização. Depois da primeira edição, com discussões, debates e mobilização social, será realizado o II Fórum Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos nessa quinta-feira (19), de 8h às 12h com local a ser definido. Cerca de 200 pessoas participaram da primeira edição do Fórum, no auditório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ICA). Além de universitários de zootecnia e áreas afins, participaram representantes da sociedade civil e membros de várias Ong’s quem fazem o trabalho em defesa dos animais na cidade, entre elas Amigos do Bicho, Apelo Canino e Instituto Vida Animal (IVA). O projeto tem o apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do norte de Minas (NIEA-NM), que é ligado à Coordenadoria Regional das Promotorias do Rio São Francisco, Sub-bacia do Rio Verde Grande e Bacia do Rio Pardo.
Entre os assuntos discutidos no primeiro Fórum teve destaque a necessidade de uma política de controle da população animal na cidade, cujo debate foi amplamente discutido entre a população. Nessa quarta-feira (17) representantes de várias Ongs vão entregar ao prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, documento com cerca de 5 mil assinaturas.
De acordo com professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (NCA/UFMG) e coordenador do Fórum, Délcio Cordeiro Rocha, o objetivo é mobilizar e conscientizar o município sobre a necessidade de implantação de três Centros de Castração na cidade. Trabalho que, segundo levantamento das Ong’s, diminuiria a população canina na cidade. O professor Délcio Rocha lembra que o trabalho é reconhecido e bem aceito em São Paulo e em outras capitais como Belo Horizonte.
Especialista
Para a segunda edição do Fórum, a coordenação do evento convidou a Bióloga e Gerente geral do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte CCZ/BH), Drª Maria do Carmo de Araújo Ramos, que abordará o tema e trará esclarecimentos sobre como o plano em Belo Horizonte deu certo e que está sendo abraçado por várias cidades do Estado. “Em Belo Horizonte, por exemplo, com essa nova política, nenhum animal foi abatido”, lembra o coordenador do evento, Délcio Cordeiro Rocha, que convida toda a população para discutir esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário