sábado, 14 de abril de 2012

UFMG detalha transposição de painéis de Yara Tupynambá

Artista  montesclarense Yara Tupynambá
O trabalho de transposição dos painéis da artista plástica Montes Clarense Yara Tupynambá, que ficavam no 2º andar do Palácio Inconfidência, para a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi tema de reunião realizada nesta sexta-feira (13/4/12). O diretor de Recursos Humanos da Assembleia, Theóphilo Moreira Pinto Neto, recebeu representantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coordenam o trabalho, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), e da empresa Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais, de Recife (PE). No encontro, os responsáveis detalharam o trabalho a ser feito, destacando a técnica que será utilizada, assim como o prazo para sua conclusão.
O diretor da Escola de Belas Artes da UFMG, Luiz Souza, fez uma apresentação da equipe responsável pela transposição dos painéis e do diagnóstico que definiu a técnica a ser adotada. A conservadora e restauradora da Grifo, Pérside Ovena, deu exemplos de trabalhos realizados em Pernambuco e fez uma explanação técnica do que será feito na Assembleia.
A artista plástica Yara Tupynambá, também presente na reunião, fez um agradecimento ao presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), pela realização do trabalho, e destacou que é preciso repassar a experiencia da transposição para outros órgãos e instituições ligadas às artes. “É fundamental que esse belo exemplo seja disseminado. Temos que valorizar mais a memória, a conservação e preservação das nossas obras de arte”, disse. Também participaram do encontro gestores do projeto "Memória do Legislativo Mineiro", que compõe o Direcionamento Estratégico Assembleia 2020. Ao final, os servidores e convidados fizeram uma visita aos gabinetes onde estão instalados os painéis. 
Transposição – A restauração dos painéis teve início em novembro de 2011, quando foi realizado um diagnóstico para verificar o estado da obra e organizada a documentação peça a peça. Nessa primeira fase, também foi feita análise eletrônica dos materiais existentes nas paredes em que os painéis estão instalados. Na próxima etapa, ocorrerá a transposição dos painéis para a Galeria de Arte do Espaço Político Cultural da ALMG. A inauguração está prevista para 15 de setembro.
Os painéis foram tombados pelo patrimônio artístico e cultural de Belo Horizonte em 2010. Datada de 1973, a pintura feita sobre azulejos mede 16,8x3 metros e mostra a chegada das caravelas ao Brasil, as cidades históricas mineiras, os ciclos do ouro e do café, a Inconfidência Mineira, dentre outras passagens da história do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário