ALMG oferece
três cursos a distância para vereadores, assessores e servidores de câmaras;
inscrições vão até o dia 6/2.
A Assembleia
Legislativa de Minas Gerais recebe, a partir desta segunda-feira (21/1/13),
inscrições para três cursos a distância dirigidos aos novos
vereadores, assessores e servidores das câmaras municipais mineiras. As vagas
são limitadas, e os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição até o
dia 6 de fevereiro. Os novos cursos serão oferecidos entre 18 de fevereiro e 24
de março de 2013 e integram as atividades do Programa de Capacitação em Poder Legislativo Municipal.
O programa é oferecido pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo e do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac), em parceria
com o TCE/Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.
Um dos cursos,
“Poder e Processo Legislativos Municipais”, já foi oferecido no final de 2012.
A nova turma criada visa dar oportunidade a quem não conseguiu vaga na primeira
oferta. O curso parte de uma abordagem geral sobre o Legislativo, analisando os
desafios que interferem no desempenho de suas funções, para, em seguida, tratar
de aspectos específicos da organização e do funcionamento das casas
legislativas, em especial das câmaras municipais.
Os princípios
constitucionais que fundamentam o Poder Legislativo, o Regimento Interno e as
fases do processo legislativo serão outros tópicos tratados pelos professores
Guilherme Wagner Ribeiro, servidor da ALMG e coordenador do programa de
pós-graduação da ELE, e Sérgio Lopes Loures, especialista em direito público e
servidor da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Além das aulas expositivas, o
curso inclui atividades de fixação de conteúdo e fóruns para o debate de
questões específicas e troca de experiências entre os participantes.
Cursos sobre
orçamento e cerimonial têm vagas
A programação da
Escola dirigida às câmaras municipais inclui ainda os cursos a distância “
Cerimonial Público” e “Orçamento Público Municipal”. O primeiro busca
sistematizar as etapas de planejamento e a prática do cerimonial público na
organização de eventos. O curso terá o acompanhamento da relações‑públicas Vera
Lúcia Fátima de Castro Assis, gerente de Coordenação Pedagógica da ELE.
Já o curso
“Orçamento Público Municipal” será acompanhado por cinco professores, que são
servidores de câmaras municipais mineiras e participaram do Programa de
Formação de Multiplicadores da ELE. O sistema e o ciclo orçamentários e as
noções básicas de classificação orçamentária serão alguns dos tópicos tratados.
O módulo sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal terá como professor um servidor
do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE).
Como se
inscrever nos três cursos a distância da Escola
Os interessados
em participar dos cursos deverão se inscrever até o dia 6 de fevereiro,
diretamente na plataforma virtual de ensino-aprendizagem da ALMG.
As pessoas que
ainda não se cadastraram na plataforma deverão, primeiramente, acessar o
endereço indicado e clicar no campo “Cadastramento de usuários”, à esquerda da
tela, fornecendo, então, os dados solicitados. Em seguida, deverão selecionar o
curso de seu interesse e solicitar a inscrição. A confirmação da matrícula e o
código de acesso ao curso serão enviados aos alunos por e-mail.
Quem já é
cadastrado deverá entrar na plataforma e informar o seu login e a sua
senha, antes de clicar no campo “Acesso”. Depois, basta selecionar o curso de
interesse e solicitar a inscrição. As pessoas já cadastradas que precisarem
atualizar suas informações deverão entrar em contato com a Escola do
Legislativo pelo e-mail suporte.ead@almg.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário