quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

UM RIO DE ÁGUAS SERÁ RETIRADO DO NORTE DE MINAS E JOGADO DIRETO AO MAR.

Que gerara também centenas de desapropriados de suas terras no nascedouro desse futuro rio.
O deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) fez um estardalhaço anunciando audiência pública na Assembleia de Minas para discutir a construção de mineroduto na região do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, que ocorreu no dia 5 do último mês do ano passado, sendo o mesmo autor do requerimento. Na época sua fala mostrava claramente que era a favor da construção de ferrovia para escoar o minério de ferro a ser explorado na região de Grão Mogol, Salinas e Rio Pardo de Minas. Eu, que nunca votei nesse deputado, fiquei surpreso com sua atitude e achei que o mesmo fosse dar rumo novo a seu mandato que costuma ser medíocre e sem criatividade.
Não demorou muito e sua fala mudou. Arregou, e hoje parece apenas preocupado com a construção dabarragem.
Mineroduto beneficia somente a mineradora.
A construção de uma barragem no município de Grão Mogol prevê um investimento da ordem de 60 milhões e será feito pelo Grupo Votorantim e 60% da água dessa barragem serão para atender o projeto de mineração a ser implantado naquela região, empurrando milhões de toneladas de minério de ferro até o Porto de Ilhéus, na Bahia. Segundo os que defendem hoje a construção da barragem a obra vai gerar muitos empregos e contentam se com os 40% restantes dessa água que será para atender a Copasa e projeto de irrigação. 
A mineradora poderá captar milhares de litros de água por hora sem pagar nada. Nenhuma compensação financeira ou royalty. 
Além da água gratuita e em abundância, os equipamentos trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana.
Sem beneficios ou compensações, só esmolas. 
O  lobby da mineração é muito forte e sempre alguém estará levando ¨algum¨para esconder as verdades.
A obra vai retirar centenas de pessoas de suas terras que serão imundadas, e que vai retirar literalmente um rio, via tubo, da seca região do norte de Minas e jogar sua água no oceano. Água e lama mineralizada pelos metais em sua viagem até o mar.
Nada se falou até agora sobre o transporte pesado que submeterão as estradas da região e que deverão danificar estradas recém asfaltadas, dizendo apenas que o mineroduto é mais barato que a construção de ferrovia. Nada se fala na demanda pela energia eletrica para fazer funcionar os motores para bombear esse rio de água praticamente roubada e minerio de ferro que sairá sem nenhum beneficiamento para manter as industrias da China.
Mireroduto X Ferrovia
O preço justificará a retirada de um rio de águas de uma das regiões mais secas do país?
Um investimento pouco maior na implantação e o beneficio de um transporte de outros produtos não pesaria para construção de uma ferrovia? E uma ligação com trem de turismo do norte de Minas a praia baiana não geraria mais benefícios e empregos que os minguados operários que irão trabalhar na manutenção do mineroduto?. Grão Mogol e região estão perdendo a oportunidade de transformar o lugar no maior potencial turístico do norte de Minas, ponto de partida de mineiros para o litoral e de chegada de baianos para conhecerem nossas festas e eventos.
Enquanto países desenvolvidos e em desenvolvimento apostam no modal ferroviário Minas vai na contramão e retira água de pedra.

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