O deputado estadual
Carlos Pimenta (PDT) fez um estardalhaço anunciando audiência pública na Assembleia
de Minas para discutir a construção de mineroduto na
região do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas, que ocorreu no dia 5 do
último mês do ano passado, sendo o mesmo autor do requerimento. Na época sua
fala mostrava claramente que era a favor da construção de ferrovia para escoar
o minério de ferro a ser explorado na região de Grão Mogol, Salinas e Rio Pardo
de Minas. Eu, que nunca votei nesse deputado, fiquei surpreso com sua atitude e
achei que o mesmo fosse dar rumo novo a seu mandato que costuma ser medíocre e
sem criatividade.
Não demorou muito
e sua fala mudou. Arregou, e hoje parece apenas preocupado com a construção dabarragem.
Mineroduto beneficia
somente a mineradora.
A construção de uma
barragem no município de Grão Mogol prevê um investimento da ordem de 60
milhões e será feito pelo Grupo Votorantim e 60% da água dessa barragem serão
para atender o projeto de mineração a ser implantado naquela região, empurrando milhões de toneladas de minério de ferro até o Porto de Ilhéus, na Bahia.
Segundo os que defendem hoje a construção da barragem a obra vai gerar muitos
empregos e contentam se com os 40% restantes dessa água que será para atender a
Copasa e projeto de irrigação.
A mineradora poderá captar milhares de litros de água por hora sem pagar nada. Nenhuma compensação financeira ou royalty.
A mineradora poderá captar milhares de litros de água por hora sem pagar nada. Nenhuma compensação financeira ou royalty.
Além
da água gratuita e em abundância, os equipamentos trabalham 24 horas por dia,
sete dias por semana.
Sem beneficios ou compensações, só esmolas.
O lobby da mineração é muito forte e sempre alguém estará levando ¨algum¨para esconder as verdades.
Mireroduto X Ferrovia
O preço justificará a retirada de um rio de águas de uma das regiões mais secas do país?
O lobby da mineração é muito forte e sempre alguém estará levando ¨algum¨para esconder as verdades.
A obra vai retirar centenas de pessoas de suas terras que serão imundadas, e que vai retirar
literalmente um rio, via tubo, da seca região do norte de Minas e jogar sua
água no oceano. Água e lama mineralizada pelos metais em sua viagem até o mar.
Nada se falou até agora sobre o transporte pesado
que submeterão as estradas da região e que deverão danificar estradas recém
asfaltadas, dizendo apenas que o mineroduto é mais barato que a construção de
ferrovia. Nada se fala na demanda pela energia eletrica para fazer funcionar os motores para bombear esse rio de água praticamente roubada e minerio de ferro que sairá sem nenhum beneficiamento para manter as industrias da China.Mireroduto X Ferrovia
O preço justificará a retirada de um rio de águas de uma das regiões mais secas do país?
Um investimento pouco maior na implantação e o
beneficio de um transporte de outros produtos não pesaria para construção de
uma ferrovia? E uma ligação com trem de turismo do norte de Minas a praia
baiana não geraria mais benefícios e empregos que os minguados operários que
irão trabalhar na manutenção do mineroduto?. Grão Mogol e região estão perdendo
a oportunidade de transformar o lugar no maior potencial turístico do norte de
Minas, ponto de partida de mineiros para o litoral e de chegada de baianos para
conhecerem nossas festas e eventos.
Enquanto
países desenvolvidos e em desenvolvimento apostam no modal ferroviário Minas
vai na contramão e retira água de pedra.
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