24/06/2013 - Valor Econômico
Pelo menos 60 projetos para sistemas de
transporte de passageiros sobre trilhos estão em alguma fase de execução no
país. Vinte e dois deles devem ser entregues até 2016 e os demais até 2020,
atingindo quatro mil quilômetros de malha viária. No total, serão R$ 100
bilhões em investimentos. As obras envolvem metrôs, monotrilhos, Veículos Leves
sobre Trilhos (VLTs) e trens regionais.
Depois de quatro décadas de abandono do
transporte ferroviário, o país retorna aos trilhos, investindo sobretudo nas
malhas urbanas das regiões metropolitanas. Mas o crescimento projetado pode
ficar aquém da demanda por esse tipo de transporte. Em 2011, o número de
passageiros subiu 21% ante 2010. De 2011 para 2012, a alta foi de 8% chegando
aos atuais 9 milhões de passageiros/dia.
"A expectativa é que este ano suba
mais 10%, chegando perto de 10 milhões de passageiros. A rede, no entanto, só
cresceu 3%", diz Joubert Foer, presidente da Associação Nacional dos
Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). "Há uma demanda
de lugares muito acima da oferta. Significa que, quando todos esses 60 projetos
forem concluídos, o crescimento de passageiros poderá ser maior que a malha. A
necessidade de lugares é muito superior à que está sendo oferecida",
afirma.
Segundo Foer, "é importantíssimo que
os 22 projetos - que têm a ver com a Copa e a Olimpíada - sejam de fato
concluídos até a realização desses eventos, deixando uma herança benéfica para
o país, como aconteceu nas cidades que sediaram os jogos".
Na avaliação da ANPTrilhos, as grandes
metrópoles constroem a rede pública de transporte em malhas estruturantes que
se ordenam sobre redes de trilhos e se integram a outros modais, mas no Brasil
isso não acontece. "Hoje há umas 60 regiões metropolitanas no Brasil em
que caberiam transportes estruturantes, mas só temos 15 sistemas montados sobre
trilhos", afirma.
Hoje, o país tem "1.208 quilômetros de
malha ferroviária urbana" e transporta 9 milhões de passageiros dia -
muito pouco quando se compara a Paris, Londres ou Nova York que transportam,
cada uma, 4 milhões. Xangai sozinha, atende 7 milhões por dia.
São Paulo e Rio concentram as principais
malhas metroferroviárias do país. Um total de 7,2 milhões de passageiros dia -
ou mais de 75% do total do país - é transportado pelos trilhos de São Paulo,
somando metrô e trens. "No final de 2014, serão próximos a 9 milhões.
Entre 2018 e 2020, com todos os projetos concluídos, estaremos transportando
entre 11 e 12 milhões", diz Jurandir Fernandes, secretário estadual dos
Transportes Metropolitanos de São Paulo.
A cidade tem hoje 75 quilômetros de metrô e
55,2 quilômetros em construção. São quatro obras que incluem a segunda fase da
linha 4, o prolongamento da linha 5 e a implantação dos monotrilhos das linhas
15 e 17. "Esses quatro contratos consumirão R$ 18,7 bilhões", diz o
secretário.
Além dessas quatro obras, o governo
paulista está com três projetos "na mão e editais na rua", entre eles
o monotrilho da linha 18 e a extensão da linha da Paulista. "Vamos entrar
2014 com sete obras de metrô que somam 99,8 quilômetros e significam
investimento de R$ 38,6 bilhões", diz.
Simultaneamente às obras e editais do metrô,
o governo está modernizando todas as seis linhas da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPPTM), que atendem 22 municípios da Grande São Paulo, somando
investimentos de R$ 4,3 bilhões. A malha da CPTM tem hoje 260 quilômetros.
Em outra frente, o governo paulista já
iniciou a construção do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na
Baixada Santista, que terá 17 quilômetros. Segundo o secretário Fernandes,
trata-se de uma "obra acelerada" que estará em teste já em julho de
2014. O VLT ligará Santos a São Vicente e custará R$ 1,2 bilhão.
O metrô do Rio de Janeiro, que iniciou sua
operação comercial em 1979, aumentou seus investimentos a partir de 2009.
"Saímos, há cinco anos, de 450 mil pessoas dia para uma média de 640 mil
passageiros, passando de 700 mil em dias especiais", diz Flávio Almada,
presidente do MetrôRio. Ao todo, são 36 estações e 49 trens. O aumento foi
possível graças a um crescimento de 65% na oferta de lugares, com a compra de
19 trens. Os investimentos se concentram na expansão da linha 4 que terá seis
novas estações, ligando Ipanema ao Jardim Oceânico, na Barra. Prevista para
2016, a linha terá 15 quilômetros e transportará mais de 300 mil passageiros,
ampliando a oferta.
Outro investimento do MetrôRio é com a
acessibilidade. A concessionária investiu, desde julho de 2009, R$ 21 milhões
para implantar um programa de adaptação de suas 35 estações aos padrões de
acessibilidade.
Em Salvador, a primeira parte da linha 1 do
metrô - entre Lapa e Retiro - deve começar a operar no ano que vem, antes do
início da Copa do Mundo. O cronograma foi anunciado em maio passado pelos
governos municipal e estadual depois de um atraso de 14 anos. A segunda parte
da linha 1, até Pirajá, entra em funcionamento até o final do próximo ano. Aí começam
as obras da linha 2, que liga a avenida Bonocô a Lauro de Freitas, e que será
inaugurada por parte, até 2016. A obra, que será uma parceria público privada,
tem orçamento estimado em R$ 4 bilhões. Serão 41,2 quilômetros de linha e 22
estações, que por sua vez estarão integradas a 11 terminais de ônibus.
Trens regionais
Projetos de trens de passageiros
intermunicipais também começam a ser estudados em nove Estados. Ao todo são 1,9
mil quilômetros nos chamados "trens regionais" que têm previsão de
sair do papel a partir do próximo ano.
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