quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto obriga bancos a justificar negativa de crédito



Projeto de lei que obriga instituições financeiras, bancos, agências de crédito ou similares a fornecerem, por escrito, os motivos do indeferimento de crédito ao consumidor recebeu parecer favorável de 2º turno na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parecer, de autoria da deputada Liza Prado (PSB), foi aprovado em reunião realizada nesta terça-feira (4/6/13).
O Projeto de Lei (PL) 1.805/11, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), recebeu parecer pela aprovação na forma do vencido em 1º turno (sem novas alterações em relação ao texto aprovado em Plenário). De acordo com o texto, os fornecedores de produtos ou serviços que restringirem ou negarem crédito aos consumidores deverão informar, por escrito, os motivos da decisão.
Além disso, o fornecedor somente poderá divulgar as informações para o consumidor que teve o crédito negado ou restringido, e o registro das informações deverá ser mantido pelo prazo de cinco anos e sob sigilo. O PL 1.805/11 agora está pronto para o Plenário em 2º turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário