sábado, 5 de setembro de 2009

APROVEITAMENTO DO PATRIMÔNIO DA RFFSA NA ÁREA DE TURISMO É DISCUTIDO


Responsável pelos bens da Rede Ferroviária Federal – RFFSA desde sua extinção, em 2007, o DNIT iniciou nesta sexta-feira (04/09) discussão com outros órgãos e entidades da administração federal visando o aproveitamento deste patrimônio na indústria do turismo. “Podemos transformar vagões, trilhos e imóveis que estão se deteriorando ou sendo depredados em lugares habitáveis, que a população possa desfrutar de lazer e que possam ser integrados a roteiros turísticos”, avaliou o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot.
A reunião, realizada na sede do DNIT, contou com a presença do diretor de infraestrutura ferroviária da autarquia, Rômulo do Carmo F. Neto, e de representantes do Ministério do Turismo, da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, do BNDES, do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
O diretor geral do DNIT relatou que 28 mil quilômetros de trilhos pertencentes à antiga RFFSA foram concedidos à iniciativa privada, mas a autarquia ainda administra cerca de 30 mil quilômetros, além de grande quantidade de imóveis. “Percebemos uma demanda crescente por pequenos trechos de ferrovias, estações, vagões e locomotivas para fins turísticos”, completou Pagot. Em sua opinião, há possibilidade de aproveitamento não somente em museus e áreas de lazer como também para transporte de passageiros.
Para avançar na definição dos próximos passos e de possíveis ações que permitam a utilização deste patrimônio da RFFSA, foi agendada nova reunião do grupo no dia 23 de setembro, na sede do Ministério do Turismo.
04/09/2009
ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário