segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA AO POVO DO NORTE DE MINAS


Nós, entidades populares, povos e comunidades tradicionais, organizações sociais do Norte de Minas Gerais, viemos por meio desta carta aberta, alertar a população de Riacho dos Machados, Porteirinha, Rio Pardo de Minas e demais localidades próximas às áreas de implantação de novos projetos de mineração, nesta região, acerca dos grandes e insustentáveis impactos sociais e ambientais provocados por estes empreendimentos no mundo.
Estamos falando de um modelo de desenvolvimento predatório, que esgota os recursos naturais carregando nossas riquezas e deixando para trás um enorme passivo ambiental.
Historicamente, vimos o tal do “progresso” chegar: vieram as grandes empresas liberadas do pagamento de impostos, pela SUDENE; os maciços florestais derrubando o cerrado e a caatinga e encurralando comunidades; as barragens e tantos outros empreendimentos que aprofundaram ainda mais as desigualdades sociais na região.
Nossa riqueza foi sendo explorada, carregada para os grandes centros com promessas de emprego, diminuição da pobreza e desenvolvimento para as cidades.
Este discurso enganou e vem enganando muita gente. Mas não nos engana.
Quanta promessa! Quanta enganação! Quem vem ganhando com tanta exploração dos nossos recursos naturais? As pessoas do lugar? As empresas? Os políticos interesseiros?
Os meios de comunicação – jornais, rádios e TVs – concordam e reproduzem o falso discurso das empresas.
O povo acredita nas possibilidades e, ansioso por empregos, espera uma chance de conseguir um registro pela carteira azul – direito que deveria atender a todo trabalhador.
A impressão que se tem é que a solução para tudo está chegando. Mas é importante que se saiba algumas questões sobre o Projeto Mineração iniciado em Riacho dos Machados e que deve atingir outras regiões.

fonte:  www.asaminas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário