terça-feira, 25 de janeiro de 2011

R$ 2,3 milhões para turismo sobre trilhos

24/01/2011 - O Globo
O Sebrae irá desenvolver até 2012 uma série de ações com o objetivo de valorizar e revitalizar 24 itinerários turísticos feitos por trens, além de tornar mais competitivas cerca de 700 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, presentes nas proximidades ou nas estações desses destinos. Para isso, serão investidos R$ 2,3 milhões. O projeto será feito em parceria com a Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTT).
As ações serão desenvolvidas nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e fazem parte do projeto “Desenvolvimento da Competitividade e Gestão dos Operadores e Empreendimentos de Trens Turísticos”. Entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), Trem do Pantanal (MS), Trem do Forró (PE) e o Trem da Serra do Mar (PR).
O convênio das duas entidades teve início em fevereiro de 2010. Desde então, ações passaram a ser implementadas, entre elas a realização de um planejamento estratégico com a participação de representantes das operadoras de trens turísticos, micro e pequenas empresas, unidades locais do Sebrae, prefeituras, secretarias de turismo, entre outros parceiros.
A partir do mês de fevereiro, cerca de 480 empreendedores e empresários serão capacitados, segundo informou o consultor do Projeto Trem é Turismo, Luiz Carlos Barboza. “Metade desse público é informal. Eles receberão orientações de como se formalizar e passarão por um diagnóstico inicial, capacitação, consultoria direta, além de oficinas para troca de informações”, explica Barboza. As principais atividades do público são, principalmente, venda de souvenirs e gastronomia.
Foram realizadas 24 oficinas, uma em cada destino. Cada um desses roteiros também conta com um agente local, responsável por mobilizar empresários locais e parceiros e fazer agendamento das oficinas e consultorias. “Embora estejamos falando de uma atividade da época imperial, o projeto é inovador. O próximo passo é implantar centrais de negócio, visando foco no mercado”, afirma o coordenador nacional de turismo do Sebrae, Dival Schmidt.

Um comentário:

  1. Enquanto os trens se encaixam nos trilhos no restante do Brasil, no Norte de Minas as estações apodrecem.
    Também os nortemineiros só votam em filhos da puta.

    ResponderExcluir