24/01/2011 - O Globo
O Sebrae irá desenvolver até 2012 uma série de ações com o objetivo de valorizar e revitalizar 24 itinerários turísticos feitos por trens, além de tornar mais competitivas cerca de 700 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, presentes nas proximidades ou nas estações desses destinos. Para isso, serão investidos R$ 2,3 milhões. O projeto será feito em parceria com a Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais (ABOTT).
As ações serão desenvolvidas nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e fazem parte do projeto “Desenvolvimento da Competitividade e Gestão dos Operadores e Empreendimentos de Trens Turísticos”. Entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), Trem do Pantanal (MS), Trem do Forró (PE) e o Trem da Serra do Mar (PR).
O convênio das duas entidades teve início em fevereiro de 2010. Desde então, ações passaram a ser implementadas, entre elas a realização de um planejamento estratégico com a participação de representantes das operadoras de trens turísticos, micro e pequenas empresas, unidades locais do Sebrae, prefeituras, secretarias de turismo, entre outros parceiros.
A partir do mês de fevereiro, cerca de 480 empreendedores e empresários serão capacitados, segundo informou o consultor do Projeto Trem é Turismo, Luiz Carlos Barboza. “Metade desse público é informal. Eles receberão orientações de como se formalizar e passarão por um diagnóstico inicial, capacitação, consultoria direta, além de oficinas para troca de informações”, explica Barboza. As principais atividades do público são, principalmente, venda de souvenirs e gastronomia.
Foram realizadas 24 oficinas, uma em cada destino. Cada um desses roteiros também conta com um agente local, responsável por mobilizar empresários locais e parceiros e fazer agendamento das oficinas e consultorias. “Embora estejamos falando de uma atividade da época imperial, o projeto é inovador. O próximo passo é implantar centrais de negócio, visando foco no mercado”, afirma o coordenador nacional de turismo do Sebrae, Dival Schmidt.
Enquanto os trens se encaixam nos trilhos no restante do Brasil, no Norte de Minas as estações apodrecem.
ResponderExcluirTambém os nortemineiros só votam em filhos da puta.