quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

STM/SP estuda trens regionais


Revista Ferroviária -20/01/2011
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos em conjunto com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou um estudo preliminar para restabelecimento de ligações ferroviárias regionais.
O estudo avalia as necessidades de cada cidade para receber os trens de passageiros, como: demanda, impacto ambiental, além do tipo de material rodante para condições adversas como curvas e descidas. As cidades avaliadas para receber o serviço são: Santos, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.
A idéia é utilizar trens com velocidades médias entre 120 e 150 km/h, que façam viagens entre 45 e 55 minutos. Os estudos preliminares são o “ponta pé inicial” para a elaboração de editais para projetos e futuras obras de implantação dos trens regionais.
O edital para os estudos do eixo São Paulo-Sorocaba foi publicado em 29/10 e aguarda propostas das empresas. A licitação para estudo do traçado São Paulo-Santos foi aberta em 31/12, mas no dia 5 de janeiro foi publicado seu adiamento por tempo indeterminado devido à necessidade de adequação ao decreto estadual 56.565, que alterou as regras para a aprovação e contratação de projetos básicos de obras e serviços de engenharia e arquitetura. Os demais editais estão sendo elaborados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário