O plano é de
restauração da malha ferroviária da Região Metropolitana de Belo Horizonte e
sua utilização para transporte de passageiros, em traçado que abrange, no
total, 21 municípios, com extensão de cerca de 450 quilômetros.
Dados
preliminares de um estudo encomendado à Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) apontou um potencial de demanda de 120 mil passageiros ao dia. Como
comparação, o metrô de Belo Horizonte transporta uma média de 215 mil passageiros
diariamente.
As
empresas selecionadas deverão entregar os estudos até fevereiro de 2013 e, até
meados do mesmo ano, deverá ser desenvolvido o edital de licitação para
concessão dos trechos à iniciativa privada. O início da concessão está previsto
para 2014.
Traçado
No
primeiro lote, de Divinópolis a Sete Lagoas, dos 245,4 quilômetros de extensão,
110 deles são duplicados. Em cinco quilômetros, de General Carneiro a Sete
Lagoas não haverá revitalização, mas a construção do trecho.
O
projeto básico e a proposta de modelo de concessão ficará por conta da Brasell
Gestão Empresarial, sediada em São Paulo.
O
segundo lote, de Belo Horizonte a Brumadinho, com derivação até o Eldorado
(Contagem) e outra para Águas Claras (Nova Lima) terá o projeto e a modelagem
de concessão elaborada pela construtora mineira Aterpa M. Martins e a Vertran
Gerenciamento e Controle de Tráfego.
Investimento
A
Segem estima que essas empresas deverão desembolsar entre R$ 6 milhões e R$ 8
milhões nos levantamentos. “Haverá o ressarcimento a essas empresas somente no
caso de seus projetos serem implementados”, afirmou o diretor de Planejamento
Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade da Segem, Adrián Machado
Batista.
Em
um terceiro trecho, que vai de Belo Horizonte a Ouro Preto, não houve
interessados na iniciativa privada e o Estado vai confeccionar o projeto por
conta própria. Já o lote que pretendia revitalizar ferrovias no Vale do Aço foi
suspenso. Nenhuma empresa manifestou interesse e o Estado decidiu suspender o
projeto
FONTE
JORNAL HOJE EM DIA DE 18/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário