quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Igreja da Matriz recebe iluminação especial em tons de rosa


A igreja de Nossa Senhora e São José, na Praça da Matriz, centro histórico de Montes Claros, ganhou uma iluminação especial na noite desta terça-feira, 23/04. Até a noite da próxima sexta-feira, 26 de outubro, quem passar pelo centro da cidade vai ver a igreja iluminada em cor-de-rosa, com a proposta de chamar a atenção da população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a forma mais comum de câncer entre mulheres de todo o mundo.
A iluminação faz parte da programação do movimento Outubro Rosa, que realiza uma série de atividades em Montes Claros. Até sexta-feira também estarão expostos no hall do Shopping Popular, no centro da cidade, os sutiãs cor-de-rosa customizados por artesãos e funcionários das unidades de saúde. A exposição poderá ser visitada de 8h às 18h. No local estão sendo distribuídos folhetos com informações sobre o câncer de mama e orientações sobre o diagnóstico precoce e a necessidade da realização da mamografia.
A mobilização do Outubro Rosa em Montes Claros começou com a adesão dos socorristas do SAMU Macro Norte, que desde o início do mês estão usando um botton com a logomarca da instituição em cor-de-rosa, contribuindo para alertar à população norte-mineira sobre os riscos da doença.
Na primeira quinzena do mês, servidoras da Superintendência Regional e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros participaram de palestras sobre diagnóstico precoce do câncer de mama. Ministradas pela mastologista Juliana Correa Pires, as palestras realizadas na sede da SRS, da SMS e nas unidades de saúde do município.
OUTUBRO ROSA
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama.
O Brasil aderiu ao movimento no ano passado e, desde então, a ideia ganhou força entre os municípios brasileiros, que realizam diversas atividades em prol do combate à doença, que pode ser diagnosticada previamente, através da mamografia.
Jerusia Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário