segunda-feira, 20 de maio de 2013

¨Chuva¨de estrelas cadentes é esperada nessa semana nos céus da América do Sul.


Um espetáculo cósmico extraordinário começa hoje, segunda-feira (20), e poderá ser observada todas as madrugadas nos próximos oito dias na América do Sul, relata o astrônomo uruguaio Charles Brunetto.
O povo do hemisfério sul vai desfrutar nessas madrugadas de maio o fenômeno conhecido como "Aquáridas", que atingirá o seu pico no dia 28.O astrônomos da NASA estimam a atividade desta chuva de estrelas cadentes cerca de 60 meteoros por hora, viajando em uma velocidades próxima a 67 quilômetros por segundo (mais de 240 mil quilômetros por hora). O ponto radiante, onde os meteoros supostamente irão serem vistos situa-se na constelação de Aquário e poderão serem vistas a Leste a partir das 02:45 horas da manhã.
A chuva de estrelas cadentes, cientificamente designada como chuva de  meteoros, acontece quando a Terra cruza um enxame de meteoroides.  
Os meteoros são fenómenos luminosos resultantes  da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do Espaço.  O corpo aquece, ioniza a atmosfera e deixa um rasto de luz.
O enxame de meteoroides "Aquáridas" não é o mais importante. Na lista  dos enxames mais relevantes figuram, de acordo com o Observatório Astronómico  de Lisboa, o "Quadrântidas", o "Perseidas", o "Leónidas" e o "Gemínidas",  com picos de atividade a 04 de janeiro, 12 agosto, 18 de novembro e 14 de  dezembro, respetivamente.
O "Leónidas", associado ao cometa "Tempel-Tuttle", é considerado o enxame  que mais chuvas de estrelas cadentes espetaculares tem desencadeado, uma  média de 100 meteoros por hora. 
Nem todas as chuvas de estrelas estão ligadas a cometas ou ocorrem de  noite. A "Gemínidas" está associada ao asteroide (corpo rochoso e metálico)  "Faetonte" e a "Ariétidas" acontece de dia.
O cientista acrescentou que as próximas semanas vários asteroides, corpos rochosos, carbonáceo ou metal que orbitam o Sol em uma órbita mais baixa de Netuno, vai se aproximar da Terra, mas sem representar qualquer perigo para o nosso planeta.
(Con informaçoes de RT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário