segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MOVIMENTO TREM BAIANO NA PERSPECTIVA DE RECEBER TREM DE PASSAGEIROS. 5 de setembro, 13 anos da última viagem.



O projeto “Expresso Pai da Aviação”, considerado como Projeto Piloto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), foi elaborado em 2006 pela OSCIP Movimento Nacional Amigos do Trem de Juiz de Fora em parceria com o Ministério dos Transportes e as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV). Faz parte do Programa Nacional de Revitalização das Ferrovias do Ministério dos Transportes, visando a preservação do patrimônio público ferroviário, mais especificamente das regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, através da reativação do trem turístico regional de passageiros no trecho que abrange os municípios de Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena, totalizando um percurso de aproximadamente 125km.O presidente da Oscip Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano, Alberto Bouchardet, e também e antes disso, o diretor para o Norte de Minas da Oscip Movimento Nacional Amigos do Trem.

No dia 14 de maio passado a Amigos do Trem recebeu 04 locomotivas diesel elétricas Alco GE 244, ano de fabricação 1952, 02 automotrizes BUD, 06 vagões de passageiros, sendo 04 poltronas e dois restaurantes. A cerimônia de assinatura do repasse dos bens, ocorrida na Estação Ferroviária de Santos Dumont, contou com a presença de diversas autoridades, como o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Luiz Soares Dulci, Prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos, Prefeito de Santos Dumont Evandro Nery, Prefeito de Matias Barbosa Luiz Carlos, Prefeita de Antônio Carlos Sra. Aracy Cristina, Prefeita de Barbacena Sra. Danuza Bias Fortes, o Coordenador de Patrimônio Ferroviário do DNIT Dr. Geraldo Lourenço, o Diretor de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes Dr. Afonso Carneiro Filho, Inventariante da Extinta RFFSA Dr. Cácio Ramos, Chefe da Unidade Regional da Inventariança da RFFSA em Juiz de Fora Dr. Claudio Bellini, a Secretária do Patrimônio da União Sra. Alexandra Reschke, Ministério Público Estadual Dr. Marcos Paulo, Presidente do IPHAN Dr. Luiz Fernando de Almeida, Superintende do IPHAN em Minas Gerais Dr. Leonardo Barreto, Coordenador de Patrimônio Ferroviário da Secretaria de Patrimônio da União Dr. Luiz Eduardo de Rezende, Presidente da OSCIP Amigos do Trem Sr. Paulo Henrique do Nascimento, Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Viçosa Prof. Antônio Cleber Gonçalves Tibiriçá, Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária Eng.º Luiz Octavio, Deputado Federal Reginaldo Lopes, Deputado Estadual Padre João, Secretário de Articulação Social da Presidência da República Dr. Wagner Caetano de Oliveira, Chefe de Gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República Dra. Ligia Pereira, Presidente do Instituto Cidade Sr. José Augusto, dentre outros.

No que seria uma oportunidade de ouro para contatos, acelerando o processo do trecho Montes Claros/Monte azul, ninguém da oscip Amigos do Trem Baiano esteve presente por falta absoluta de caixa. Depois do falecimento de dona Carminda, mãe do presidente do movimento Alberto Bouchardet, findou-se o ¨caixa de emergência¨ que por dezenas de vezes proveu as viagens à Juiz de Fora, Belo Horizonte e principalmente Brasília, com objetivo único de lutar pelo trem de passageiros. O Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano nunca recebeu verbas públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

LUZ NO FIM DO TÚNEL
Mesmo ainda lutando na Justiça Federal para reverter a perda da verba do Ministerio do Turismo para reforma da estação de Catuti, por incompetencia da atual administração daquele municipio, foi decidido que a Amigos do Trem Baiano não se empenhara na reforma das estações, deixando exclusivamente para as administrações que tiverem interesse em elaborar projetos e reformar seus prédios ferroviários.

Com a assinatura do Termo de Cessão do DNIT á OSCIP Amigos do Trem iniciou-se uma nova fase para os movimentos de revitalização ferroviária. Depois de muita luta para nortear o governo federal para se tirar do papel os projetos, quando se move um pouco além da burocracia, vem movimento politiqueiro dos que adoram se apossar das idéias e trabalhos alheios e tentaram tirar do DNIT os projetos de trens de turísticos e de passageiros para outros órgãos do Governo Federal, órgãos estes que nada entendem e não sabem tecnicamente de transporte ferroviário e que por este motivo corremos o risco de novamente depararmos com a paralisação dos projetos de implantação dos trens de passageiros no Brasil.

Acreditando que o fortalecimento dos projetos dos trens turístico junto ao DNIT deveria ter mais apoios e adesões, prefeituras municipais, câmaras municipais e outras entidades civis manifestaram por emails, cartas , fax ao Dr. LUIZ ANTONIO PAGOT - Diretor Geral e do Dr. GERALDO LOURENÇO DE SOUZA NETO - Coordenador Geral de Patrimônio Ferroviário, demonstrando no conteúdo das mesmas a importância dos referidos projetos continuarem sob responsabilidade do DNIT. As manifestações que o DNIT, através de suas áreas Técnicas, de suas Procuradorias Federais, de suas Diretorias Colegiadas e da Diretoria Geral, vem atendendo de forma competente, transparente e honesta todos os pleitos das sociedade civil.
Com esse reforço e a ação de pessoas e entidades dentro do próprio governo consegui-se que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan se responsabilize pelos carros de madeira e os carros de aço carbono e inox serão entregues dia 03/08 pela inventariança da extinta RFFSA, ao DNIT.
No Denit existe sete projetos para implantação de trens turísticos e que requerem repasse de bens móveis, denominados de material rodante, ou seja, de carros ferroviários de passageiros. A Amigos do Trem Baiano está colocada entre os três primeiros para receber o trem para reforma. A Amigos do Trem atualmente esta percorrendo empresas próximas a Juiz de Fora para arrecada incentivos fiscais pela lei 9.249/95 onde se prevê que a doação de uma pessoa jurídica a uma entidade que seja reconhecida como de Utilidade Pública poderá ser abatida do lucro operacional. O lucro operacional é uma medida de valor obtida após a consideração de certas rubricas contábeis, Tratando-se de um momento pouco anterior à base final de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

Um comentário:

  1. Estou vendo aqui: "movimento bahiano p,ra receber trens de passageiros". Alberto, p,ra isso o oceano humano tem q movimentar-se tbm e não uma pequena manifestação composta por meia dúzias (se chegar a meia dúzia) de pessoas lutando p,ra essa vitoria, ora, velhos q ultrapassou os 70 anos q faz toda questão e exigência p,ra ir p,ra uma urna votar p,ra o político q não tem mais esse dever, esses 70 anos aposentado de um salário mínimo p,ra cooperar p,ra o MENSALÃO e não luta na recuperação ferroviária

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