quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PROJETO TREM DE PASSAGEIROS: ANTES LENTO, AGORA PARADO.


A estação ferroviária de Catuti que estava sendo reformada pela administração pública municipal com projeto no Ministério do Turismo e apoio da OSCIP Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano teve suas obras paralisadas e verba estornada.

O projeto de reforma da estação ferroviária de Catuti, que faz parte do projeto de retorno dos trens de passageiros do Ministério dos Transportes, foi elaborado pela Amigos do Trem serviria como referencia para as outras estações do trecho Montes Claros á Monte Azul. A idéia é reformar sem perder as características externas todas as estações não operacionais, ou seja, que não estão sendo utilizadas pela operadora de cargas Ferrovia Centro Atlântica- FCA. Pelas características pretendidas com o projeto de implantação do trem com foco no turismo, sem perder suas características sociais e culturais, todas as estações devem serem reformadas e utilizadas pelas administrações públicas locais com foco na cultura e no turismo. A estação ferroviária de Catuti, por solicitação do então prefeito José Barbosa (Zinga) e parceria do consorcio de turismo da serra geral, teria seu prédio sendo utilizado como centro cultural e museu ferroviário, que em projeto aprovado na câmara municipal recebeu o nome de Tião Carreiro em homenagem ao violeiro que residiu em Catuti.
A Amigos do Trem conseguiu junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura- DENIT a cessão do prédio e do terreno anexo onde seria construída uma praça para fazer parte do complexo e os dois projetos foram aprovados pelo Ministério do Turismo, números 214759-88 e 219385-77, e foram licitados pela prefeitura municipal. Mesmo sem receber os recursos, que estavam depositados na Caixa federal agencia Janaúba e em tramite burocrático para liberação, a empresa DHATA iniciou as obras de reforma da estação que teve suas paredes apareadas e recebeu laje e telhado novo.

Caixa Federal é empecilho para obras públicas.
Quando se licita uma obra, principalmente as pequenas, e a verba passa pela Caixa Federal é praxe entre as empresas concorrentes não aceitarem lucro baixo pelas dificuldades impostas por este agente financeiro na liberação das verbas, o que inflaciona as obras públicas. Segundo comentários nas reuniões de licitação parece que a Caixa Federal tem um manual intitulado ¨Como reverter verbas já depositadas para os cofres do governo¨. Foi o que aconteceu com os dois projetos ferroviários.
Mesmo com as empresas vencedoras das licitações se apresando para apresentarem as documentações e a Amigos do Trem se empenhando para cumprir a parte da administração municipal, mesmo não concordando com as arbitrariedades cobradas pela Caixa Federal, até novembro do ano passado tudo parecia em ordem apesar da lentidão dos processos. Após o afastamento da Amigos do Trem do projeto pela nova administração municipal de Catuti do projeto os tramites burocráticos e exigências da Caixa deixaram de serem acompanhados. No inicio desse mês fomos comunicados pela empresa DHATA do estorno das verbas.

Administração incompetente prejudica andamento dos trabalhos.
Com as estações de Canaci, Uratinga, Orion, Messias Lopes, Quem Quem, Tocandira, Pai Pedro, Catuti, Dourados e Espinosa para serem reformadas, além dos carros de passageiros que circulavam na região e estão estacionados no pátio de Sete Lagoas e duas locomotivas, a Amigos do Trem se vê em uma situação constrangedora, ter que iniciar os trabalhos por perder referencia para projeto. A incompetência da nova administração de Catuti e falta de interesse efetivo dos outros municípios comprova que o que antes provocava lentidão hoje provoca a parada do movimento.
Na continuidade dos trabalhos a Amigos do Trem não se deu por vencida é trabalha para não perder a reforma da estação e construção da praça em anexo.

Protestos
No dia 5 de setembro completaremos 13 anos sem os trens de passageiros na região e reuniões estão sendo realizadas para nova fase dos trabalhos. Protestos em frente a agencia da Caixa Federal, Ministério do Turismo e paralisações do trafego de trens estão na pauta das reuniões. Está sendo pesquisada uma campanha pública para reformas via empresas com abatimento nos impostos como o trabalho iniciado pelo Movimento Nacional Amigos do Trem, que tem sede em Juiz de Fora e que recebeu do DNIT, a cessão dos bens móveis (04 locomotivas diesel elétricas Alco GE 244, ano de fabricação 1952, 02 automotrizes BUD, 06 vagões de passageiros, sendo 04 poltronas e dois restaurantes), visando a implementação do projeto Expresso Pai da Aviação que circulara no trecho que abrange os municípios de Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena, totalizando um percurso de aproximadamente 125km. O trem será reformado e recebera um envelopamento com as marcas das empresas patrocinadoras do projeto.

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