sábado, 12 de junho de 2010

Ferrovia Centro Atlantica amplia armazenagem em Pirapora


O Terminal Intermodal de Pirapora, da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela Vale, teve sua capacidade original de armazenamento de grãos multiplicada por sete. Originalmente com espaço para 6 mil toneladas de grãos, o terminal passa a ter potencial de armazenagem de 42 mil toneladas, resultado do início das operações de dois novos silos metálicos, cada um com capacidade para 18 mil toneladas. O terminal localizado na cidade do Noroeste de Minas foi inaugurado no ano passado.
Instalados em área adjacente ao terminal e operados pela Nova Agri, os silos verticais são os maiores já implantados no Brasil. A capacidade conjunta dos dois é de 36 mil toneladas. Com as operações dos silos, o espaço para estocagem de grãos do Terminal Intermodal de Pirapora passou a ser de 42 mil toneladas, o equivalente a carga somada de mais de 1,5 mil carretas comuns.
A soja e o milho a serem armazenados têm como origem a própria região Noroeste de Minas, que teve aumento da área de plantio estimado em 15% no último ano, e o Oeste da Bahia.
O Terminal Intermodal de Pirapora é resultado de investimentos na recapacitação da malha entre as cidades de Corinto e Pirapora que possibilitou o escoamento mais competitivo dos grãos produzidos no Noroeste de Minas que tinham como destino os portos brasileiros. O projeto de reativação da malha teve como parceiros o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora. O Terminal Intermodal de Pirapora é ponto de embarque de um sistema que integra a FCA, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário