A rodovia que liga a capital mineira a Montes Claros vai ganhar, ainda neste semestre, 12 radares de controle de velocidade, em um trecho de 160 km entre Belo Horizonte e Curvelo, na região Central. Só entre a capital e Sete Lagoas, separadas por 70 km, irão funcionar dez aparelhos, o que dá uma média de um equipamento a cada 7 km. Hoje, o caminho entre as duas cidades não é monitorado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já definiu os locais onde os aparelhos serão instalados (veja quadro ao lado). Em alguns pontos da rodovia, o monitoramento será feito nos dois sentidos.
O movimento BH-Sete Lagoas que passará a ser monitorado eletronicamente cresceu nos últimos meses, especialmente em dias de jogos de futebol na Arena do Jacaré. O estádio recebeu partidas dos campeonatos Mineiro e Brasileiro e da Copa do Brasil, já que o Mineirão está fechado para reforma.
Na altura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, haverá dois radares em um trecho de apenas 200 m. Na vizinha Esmeraldas, serão dois em um intervalo de apenas 1 km. Conforme o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Sem reformas
Nenhuma obra ou melhoria para a BR-040 entre Belo Horizonte e Sete Lagoas está nos planos do Dnit. Enquanto isso, as reclamações de quem passa pelo trecho se multiplicam. Aumento no número de passarelas e conservação do asfalto são alguns dos pedidos dos condutores.
A instalação de radares não basta para solucionar os problemas. Todos os usuários percebem que a estrada está funcionando muito acima da capacidade. Os congestionamentos, principalmente na chegada à capital, são constantes. E o asfalto na entrada de Sete Lagoas, recapeado recentemente, já está esburacado na pista usada pelo trafego de pesados caminhões, muitos deles de carvão nortemineiro.
Com Sinalização.
Segundo o Dnit, haverá placas informando sobre a presença dos 12 novos radares. A medida contraria uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 22 de dezembro, que desobrigou a colocação de avisos de controle de velocidade próximos dos equipamentos.
O Dnit vai manter a sinalização porque a recomendação prevista nos editais para a instalação dos equipamentos, publicada antes da norma, obriga as empresas a colocarem os alertas. As próximas licitações, no entanto, irão dispensar as placas.
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