quarta-feira, 5 de maio de 2010

Agentes da Anatel podem deixar Monte Azul sem internet via rádio apartir de amanhã.

Agentes da ANATEL (Agência Nacional das Telecomunicações), órgão fiscalizador do Ministério das Telecomunicações, estão em Monte Azul e visitaram os dois provedores de serviços de conexão à Internet existente na cidade. A Connection e a AzulNet não tem autorização direta da Anatel para atuarem como provedores de serviços de comunicação de dados com acesso através de rádio (wireless).
Os proprietários da Connection, ou JJVA Telecomunicações S.A., tem projeto técnico expedido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e alvará de funcionamento da prefeitura municipal. Sendo uma empresa constituída a Connection emite nota fiscal e recolhe impostos, como afirma um dos proprietários, faltando apenas o SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), documento que retornou na semana passada para correção e seria reencaminhado nessa semana, corrigido.
O SCM é uma autorização de serviço outorgada pela Anatel que legaliza e dá direito a empresa privada em oferecer um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia (dados, voz e imagem) a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço. Os provedores de acesso discado que utilizam a rede da operadora telefônica para estabelecer o circuito de acesso a internet não precisam de autorização da Anatel.
Os agentes da Anatel, que vieram fazer a inspeção cumprindo a denuncias, diante a comprovação da falta da outorga, devem retornar amanhã com contingente de policiais da polícia Federal de Montes Claros e lacrar os equipamentos das empresas.
Aos empresários resta contatar seus advogados na tentativa de conseguir uma liminar junto a um Juiz Federal com o objetivo de retornar com o funcionamento da Empresa o mais rápido possível.

Sem Net, de volta ao passado.
A internet nos últimos anos mudou totalmente a vida de grande parte dos monteazulinos. Basta uma visita a cidade para ver a quantidade de Lan Houses, e de como elas estão em pontos “nobres”.
Com o serviço de internet via rádio para assinantes em Monte Azul o número de aquisições de computadores teve um acréscimo relevante segundo os comerciantes locais.
O computador, além de instrumento de trabalho, se tornou o centro social e de diversão da família, que por muitas vezes posterga a compra do aparelho pela falta de opção de usar uma internet no mínimo interessante.
Assinantes comerciais e residenciais com certeza se sentirão lesados com o ¨apagão¨ causado pela retirada dos serviços de internet pela Anatel, além de órgãos públicos, com seus serviços eletrônicos indisponíveis. Os despachantes ficam prejudicados em suas consultas de veículos nos Detrans, e o comercio em geral terá que retornar a lenta internet discada ou retomar a utilização dos aparelhos de Fax.
O fato é que computador sem internet não serve, ele torna-se um eletrodoméstico quando tem internet, e é tão inútil sem ela quanto uma geladeira em uma casa sem energia elétrica.
Nos tempos atuais onde prevalece a informação, a internet é, com certeza, um bem maior do que o próprio computador.

4 comentários:

  1. O TEMPO TA FECHANDO, AGORA COM MAIS ESSA, A POPULAÇAO MONTE AZULINA PODEM MANDAR BENZER NA CIDADE.... RSRSRS E PIOR QUE A MAIORIA É EVANGÉLICO NAO ACREDITA EM BEZENDEIRA... O BICHO TA PEGANDO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. pior é que nem net pra vc aceitar o comentario nao vai ter né!!!!!!!!!!!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar de forma ilegal não da né gente.

    Ainda bem que em Janaúba temos a Nortecnet, e não corremos esse risco de ficar sem internet.

    Pensou Internet Pensou Nortecnet!!!!
    rsrsrs.....

    ResponderExcluir
  4. que nada eles fecham (ANATEL) e nos abre de nove

    ResponderExcluir