quarta-feira, 5 de maio de 2010

P o l i t i c a


Aliança PT/PMDB: Dilma convida Temer para ser vice.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), foi convidado na noite desta terça-feira (4) para ser pré-candidato à vice-presidência da República na chapa encabeçada por Dilma Roussef (PT).
Depois do dia agitado no plenário, o presidente da Câmara, Michel Temer, se apressou para o compromisso seguinte: um jantar com a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef.
Foram duas horas de conversa. Michel Temer foi formalmente convidado para ser o vice na chapa de Dilma Roussef. Os partidos têm ate o dia 5 de julho para registrar as candidaturas.
"Ouvi com muita alegria que a pré-candidata Dilma dizer que se, eventualmente, o PMDB me indicasse para vice ela receberia com muito agrado", declarou Temer.
Eles prometeram agora se empenhar em resolver o problema em sete estados, onde PT e PMDB são advesários.
"As tratativas estão avançando mais do que estão paralisadas. A minha avaliação é otimista neste aspecto", disse Dilma

Aliança PSDB/PMDB: Anastasia será vice de Hélio Costa
04/05/2010 Novo Jornal
Reunião entre os presidentes do PMDB e PSDB mineiro concretizou a candidatura de Hélio Costa a governador e Anastasia a vice
PSDB e PMDB esperam apenas o resultado das prévias do PT para anunciar a aliança. A estratégia desde o início foi a de deixar o PT sangrar indefinidamente com as prévias que, no mínimo, dividirão o partido em dois.
A declaração do governador Anastasia, que não irá fechar questão pela candidatura de José Serra à Presidência da República, liberando os prefeitos da base do governo para apoiarem Dilma, foi um claro recado para Lula não se opor à aliança PMDB/PSDB em Minas Gerais.
Na verdade parte do PT, representada por Fernando Pimentel, aposta na reedição da aliança realizada em Belo Horizonte que elegeu Márcio Lacerda.
Os defensores deste cenário político afirmam ainda que, neste quadro, Dilma não teria dois palanques em Minas Gerais e sim todos.
Está claro que o PSDB mineiro não quer apenas o Palácio da Liberdade, quer uma exemplar derrota de José Serra.

Nota da redação
 Tendo em vista a polêmica levantada sobre a possibilidade jurídica da candidatura do governador Anastasia como vice na chapa de Hélio Costa ao governo de Minas, Novojornal esclarece:
 
Antes da veiculação desta matéria, por tratar-se de questão jurídica encaminhamos consulta ao Escritório Barbosa & Dutra especializado em direito eleitoral.
Abaixo transcrevemos a resposta do mesmo:
 “O atual governador, Dr. Antonio Anastasia, foi vice do governador Dr. Aécio Neves, apenas uma vez, no mandato de 2006 a 2010.
No mandato anterior de 2002 a 2006 o vice de Aécio Neves foi Clésio Andrade.
A legislação eleitoral vigente permite uma reeleição para o mesmo cargo.
Se Dr. Anastasia depois de exercer o cargo de vice-governador e agora de governador pode ser candidato a governador porque não poderia ser candidato à vice?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário