terça-feira, 4 de maio de 2010

VANDALISMO: Arrombamento nas escolas estaduais de Monte Azul.


Escola Estadual Florêncio F. Lima, que funciona em Monte Azul desde 1965, e a Escola Estadual Tancredo Neves, a mais nova escola da cidade, foram alvo do vandalismo no final de semana.
No domingo, dia 02 de Maio de 2010, por volta das 06:30h, ao chegar na escola para lavar e arrumar o estabelecimento para as aulas na segunda-feira, pois a escola não aderiu ao movimento de greve da educação do estado, o porteiro e serviçal da EE Florêncio Lima, João Barbosa, encontrou diversas portas arrombadas e vidros das janelas quebrados. Não sendo encontrada a diretora do educandário por estar fora da cidade no final de semana, o porteiro comunicou o fato á supervisora Regiana Alves, que por sua vez acionou a Polícia Militar.
A PM, já no local do delito, acionou a agente Michelle que se encontrava de plantão na Policia Civil. Constaram então que pessoas até então não identificadas haviam arrombado a sala da diretoria e cometido vandalismo por diversas salas e em outras partes da escola. As policias constataram que os vândalos haviam quebrado o vidro da janela do banheiro da diretoria tendo acesso a chave da sala dos professores, onde pareciam saber que lá se encontrava as chaves de todas as salas de aula daquele educandário.
Nas salas de aulas que foram abertas os vândalos arrombaram os armários e espalharam os materiais pedagógicos pelo lugar. Muitos vidros contendo álcool foram esvaziados. Nesses mesmos armários encontraram e consumiram alguns ovos de chocolate que restaram das festividades da páscoa.
Na sala da diretoria os vândalos espalharam documentos encontrados e também arrobaram todos os armários, mas professores e direção não notaram a falta de nenhum objeto de valor, embora os delinquentes tivessem arrombado diversos armários e aberto muitas salas.
Além de câmeras fotográficas, aparelhos de som e de telefone, os vândalos tiveram acesso a uma câmera filmadora e aos diversos computadores da escola, mas não roubaram nada, somente deu-se por falta dos ovos de páscoa e de pequena quantia em dinheiro, trocos deixados pelas professoras em seus armários.
Por se tratar de um estabelecimento estadual e em cumprimento a Lei 5.346 o delegado Mauro Pinho ordenou o comparecimento de um perito de Janaúba na segunda-feira,03, que periciou o local até então preservado, onde fotografou e colheu digitais no lugar.
Na escola Tancredo a entrada de vândalos e arrombamento são mais freqüentes segundo a policia, e naquele estabelecimento de ensino vândalos entraram em algumas salas, mas nada levaram.
Consonante ao vandalismo no Florencio, a policia levantou informações e checando denuncias chegaram acerca das características dos autores. Com o tirocínio policial, a civil chegou até um grupo de quatro crianças e adolescentes com idade de 8 a 13 anos, que logo assumiram a autoria dos fatos. Considerando a gravidade do caso, o Conselho Tutelar e o Ministério Público da Comarca assumem o caso.
A diretoria da Escola Estadual Florêncio Lima, diante aos fatos, deve reforçar a segurança no local e convocar aos visinhos para atentarem a movimentos na escola nos finais de semana e feriados. A destruição do patrimônio público não atinge apenas alunos e professores e sim toda a população que paga os impostos e que contribui para aquisições aos usufrutos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário