terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Samu adota novo sistema de telefonia para atendimento pelo 192

A partir desta semana, o Samu Macro Norte passa a operar com a tecnologia do sistema de telefonia IP, que vai proporcionar mais segurança e agilidade no atendimento aos chamados recebidos pelo 192. O novo sistema é totalmente informatizado e possui alta disponibilidade de cobertura. A central instalada no Samu Macro Norte suporta até seis anos de gravação e quando atingir este limite, basta substituir o HD. O sistema é monitorado 24 horas e gera protocolo para todos os atendimentos.
Segundo Warmillon Fonseca Braga, presidente do Cisrun, consórcio público gestor do Samu, e prefeito de Pirapora, o novo equipamento vem suprir uma necessidade do sistema até então utilizado pelo Samu. “Para segurança do usuário e dos técnicos de regulação todos os chamados recebidos pelo Samu precisam ser gravados. Com esse novo sistema, temos a segurança de que todas as ligações serão gravadas sem interrupção ou queda do sinal. Nossa meta é qualificar a cada dia o atendimento do Samu de forma que o usuário possa usufruir integralmente do serviço”, ressalta.
O engenheiro de telecomunicações, Ricardo Veloso Morais, responsável pela implantação do sistema e acompanhamento dos técnicos no período de adaptação, diz que o novo equipamento vai aprimorar o atendimento e reduzir o tempo gasto em cada ligação. “O sistema IP permite um melhor gerenciamento e controle das ligações, além de possibilitar a emissão de relatórios personalizados, facilitando o acesso às informações. O sistema instalado no Samu Macro Norte foi customizado de forma a atender a necessidades específicas da instituição. Todas as conversas mantidas entre as bases e os chamados feitos pelos usuários poderão ser gravados simultaneamente com altíssima qualidade de áudio. Além disso, a tela do computador no momento do chamado também ficará gravada junto com o áudio, facilitando sobremaneira a consulta posterior das informações”, explica.
A rede de dados gerados pelo novo sistema também vai facilitar a emissão de relatórios. Segundo Bruna Alves Santos, responsável pelo setor de estatísticas, com o novo sistema as gravações serão organizadas por chamado de forma ordenada, viabilizando a compilação dos dados. “Também será possível mapear os chamados e identificar os momentos de pico. Com essas informações será possível redefinir as estratégias de organização do serviço e dar mais confiabilidade às respostas da ouvidoria”, observa.
Outro benefício do novo sistema é a redução nos custos da ligação, já que é a comunicação é toda via Internet, inclusive os telefones fixos e móveis que foram conectados diretamente a uma porta padrão de rede, dispensando a instalação e manutenção de fiação de rede separada para o sistema telefônico. Esse recurso facilita o roaming de usuários além da melhor produtividade e manutenção.
Jerusia Arruda

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