sábado, 30 de janeiro de 2010

FERROVIA CAITITÉ / ILHÉUS - Bahia garante R$ 1 bi para nova ferrovia

28/01/2010 - Webtranspo
O governo da Bahia anunciou que o orçamento da União para este ano garantiu o valor de R$ 1,046 bilhão para a construção da “Ferrovia da Integração Oeste-Leste”. Conforme anunciado, este montante representa a garantia do início da obra, cuja extensão total é de 1.516 quilômetros, sendo 1,1 mil dentro do estado da Bahia.
Para que o cronograma do empreendimento seja cumprido, nesta semana, a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon e outras autoridades participaram de uma reunião para discutir o assunto.
Posteriormente, os representantes do governo federal informaram que, pelo cronograma acertado, o início do primeiro trecho, de Ilhéus a Caitité, está previsto para o primeiro semestre deste ano, com conclusão prevista para julho de 2012.
“A ferrovia é viável, importante e estratégica para os governos federal, Estadual e para os empresários”, comemorou Chiavon.
Na ocasião, os empresários da BML reiteraram a proposta de assinatura de contrato para a utilização da ferrovia. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que a proposta do governo federal neste sentido está em fase de conclusão.
O governo federal deixou claro que existe base legal definida para o contrato, no que se refere ao direito de utilização da ferrovia pelos investidores para viabilizar a exportação de minério e grãos produzido na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário