quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VESTIBULANDOS E NOVOS UNIVERSITÁRIOS.

Dezembro e janeiro de todos os anos a expectativa, até mesmo chegando a aflição, toma conta dos estudantes e adolescentes e/ou novos adultos e seus pais e parentes próximos. Os exames seletivos para escolha dos melhores alunos para seus cursos movimenta as faculdades, Universidades e lares brasileiros. É o temido vestibular.
Muitos alunos se preparam durante sua vida estudantil para esse momento de escolha e definição de seu futuro profissional, mas a maioria são levados pela maré e acordam tarde, e nesse funil que elimina a maioria dos concorrentes são desviados ou impedidos de prosseguirem.
Nas cidades Nortemineiras o foco das atenções dos vestibulandos, seja pela qualidade mas muito pela gratuidade, ficam nos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. Mas também pela qualidade muitas faculdades particulares, apesar do preço, oferecem opções interessantes aos futuros profissionais. A verdade é que se o aluno se encontra preparado e seu curso pretendido está nos quadros de uma Universidade Pública, essa passa ser a única opção.
Enquanto não se torna conhecido os resultados da Unimontes famílias de nossa região já comemoram os feitos de seus jovens que passaram nos vestibulares das faculdades particulares e muitos até concretizaram suas matriculas, outros esperam mais um pouco para decidir.
Em Monte Azul as vitorias foram comemoradas em pequenas carreatas, mas barulhentas ao desfilarem ao ritmo de possantes sons dos carros, buzinas e foguetes. Logo depois surgem as faixas em frente a residências e comércios parabenizando e desejando sorte aos novos universitários.


NOVOS UNIVERSITÁRIOS.



No meio do ano passado mereceu destaque nos jornais regionais e de Belo Horizonte a conquista da jovem Sara Rosane Silveira Cardoso, de moradora de Catuti e que sempre estudou nas escolas públicas daquela cidade e que aos 16 anos passou no vestibular de medicina da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro e obteve uma bolsa de 100% do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Sara tinha conseguido antes uma bolsa integral para o curso de odontologia, mas persistiu na realização de seu sonho em fazer medicina.
Nesse inicio de ano outro filho de Catuti se destaca pelos seus estudos. O jovem João Vitor Barbosa, que comemorou seus 17 anos no final de dezembro, passou também pelo sistema de cotas para a faculdade de engenharia civil, seu sonho, na Faculdade Federal de Diamantina e no mesmo curso na Faculdade Federal de Viçosa. João Vitor, para orgulho do pai José Barbosa(Zinga) espera resultado positivo também na UFMG de Belo Horizonte, onde sua irmão Anna Karla esta fazendo faculdade de designe de moda. Antes de iniciar sua faculdade a menina de Catuti esteve nas passarelas do Brasil e foi Glamour Girl de Montes Claros.


Em Monte Azul o Jovem Jason Willian Custódio Durães, o Chú, filho de eldimir Durães, o Miquinha, já se matriculou nas Faculdades Pitágoras de Montes Claros para também cursar Engenharia, onde será colega de sala e apartamento de um dos gêmeos filho do também engenheiro e ex-militar Gomes, da prefeitura municipal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário