quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EQUIPE DE REPORTAGEM NAS RUAS DE MONTE AZUL




Uma equipe de reportagem diferente está circulando pelas ruas da cidade.A equipe com repórter, câmera e auxiliares de produção em tudo se parece com uma equipe de alguma rede de televisão em trabalho de campo.

A equipe chama a atenção dos passantes que após melhor observação percebe-se que a canopla do microfone, aquela parte que aparece a logomarca da rede de televisão, tem um JM e é uma simulação com uma bola de isopor. Em visão um pouco mais apurada podemos constatar também ser todos membros da equipe filhos da cidade.

Encontramos a equipe em frente a delegacia de policia civil da cidade onde faziam uma tomada dos carros ali apreendidos. De entrevistadores a entrevistados disseram que fizeram uma síntese do texto da matéria que encontraram no site monteazulmg.com.br. Matéria que foi escrita por mim e estampada na capa daquela pagina pelos produtores do site.

A equipe que tem como cameramen Anderson Maykon, a repórter Tatiana Braga e na equipe de produção a Leocadia e a Mayara são alunos do segundo ano, sala 12, da Escola Estadual Monte Azul e estão nas ruas simulando noticias para televisão que serão apresentadas em trabalho escolar da matéria de escola. A tarefa faz parte da disciplina de historia que tem como ¨editora chefe¨a professora Walquiria.

Historia da televisão no Brasil

A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. No dia 10 de setembro foi transmitido um filme onde Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à vida política. No dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, foi inaugurada.

"TV na Taba", apresentado por Homero Silva, foi o primeiro programa transmitido. Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a "festa" fosse adiada, mas o diretor Cassiano Gabus Mendes decidiu ir ao ar mesmo só com uma câmera.
A transmissão foi assistida através de 200 aparelhos importados por Chateaubriand e espalhados pela cidade.

Logo, com ajuda dos profissionais do rádio, jornal e do teatro, as transmissões aconteceriam das 18 às 23h e foi colocado no ar o primeiro telejornal: "Imagens do Dia".

A equipe de reportagem monteazulina está muito melhor equipada que toda a equipe dos primórdios da televisão brasileira. Portando uma câmera que capta imagem em mini DV se equiparam aos reporteres que trabalham nas empresas menores de televisão, como a TV Gerais de Montes Claros, que é associada da TV Cultura. Bom inicio para os garotos.

Um comentário:

  1. Equipe de produçao preparada pra possiveis ataques terroristas,acho que nem precisa, Monte Azul graças a Deus, nao tem tantos ataques assim, mas a moda cresce para a galera que faz pôs do lado direito

    ResponderExcluir