quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA - MEIO FERIADO EM MONTES CLAROS


Amanhã,  sexta-feira (11),  em Montes Claros será feriado municipal - Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela lei municipal 3.897, de 27 de dezembro de 2007.


O presidente da CDL, Walter Boaventura, afirma que a entidade e o Sindicato do Comércio Varejista fizeram acordo com os comerciários para que os estabelecimentos funcionem normalmente na sexta-feira, dando folga aos empregados ou pagando o dia dobrado. Segundo ele é difícil o comércio ficar fechado nesta época, com as festas de fim de ano. De acordo com Alexander Souza, assessor jurídico do CDL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Semana da Consciência Negra e instituiu 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, “mas em nenhum momento se fala em feriado, o que criou a confusão”. O advogado alega que somente quatro municípios mineiros decretaram feriado municipal na data.


O TJMG determinou que o Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Claros, funcione normalmente na sexta-feira, conforme parecer emitido pela Corregedoria-Geral de Justiça. Com isso, o juiz Lailson Braga Baeta Neves, diretor do Fórum, expediu a portaria 259/2009, determinando que “as atividades judiciais tenham prosseguimento normal, considerando que o feriado instituído pela lei municipal 2.897 não atende aos critérios técnicos estabelecidos pela resolução 458/2004, do TJMG, que disciplina a suspensão do expediente forense nos feriados nacionais, estaduais e municipais”.


Já as industrias respeitarão o feriado. Segundo o presidente da Fiemg-Norte, Ariovaldo Melo Filho, as entidades decidiram acatar o feriado, apesar de o considerarem inconstitucional. Ele consultou o setor jurídico da Fiemg e foi orientado a cumprir a lei

Um comentário:

  1. O LULA QUER GANHAR IBOPE COM ESSA TAL DE CONSCIÊNCIA NEGRA. ESSA ATITUDE SÓ CAUSA MAIS DISCRIMINAÇÃO E MUITOS BOBOS ACREDITAM QUE É PARA VALORIZAR O NEGRO.O DIA DO NEGRO É TODOS OS DIAS, COMO O DIA DOS BRANCOS. ACHO A MAIOR BESTEIRA, COM TANTAS COISAS PARA SE PREOCUPAR NO BRASIL, COMO POR EXEMPLO, GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE, INVESTIMENTO NAS PEQUENAS EMPRESAS, E OUTRAS MAIS PRIORIDADES, VEM O LULA DISCRIMINAR O NEGRO. SE É PARA TRATAR TODOS COM IGUALDADE SOCIAL, QUAL É O DIA DECRETADO DA CONSCIÊNCIA BRANCA? EXISTE O DIA DOS PAIS COMO O DIA DAS MÃES. E O DIA DO BRANCO. O PRÓPRIO NOME JÁ DISCRIMINA O NEGRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, AI, AI, SÓ O LULA.

    ResponderExcluir