sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Programa Samuzinho será lançado nesta terça-feira


O objetivo principal do programa é promover a conscientização de crianças quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira (trote), que correspondem a cerca de 25% dos chamados recebidos pelo SAMU
Cerca de 25% dos mais de 300 chamados diários recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência regional (SAMU Macro Norte) são ligações de brincadeira (trote). Segundo os socorristas do SAMU, a dificuldade da regulação devido à falta de educação no uso do serviço também é vivenciada nas ruas. “As pessoas não cedem passagem à ambulância e até protestam quando acionamos o sinal de alerta, impedindo que a unidade chegue rapidamente ao local do atendimento”, dizem.
Esses são alguns obstáculos que o serviço de atendimento de urgência pré-hospitalar da região enfrenta, diariamente.
Com objetivo de promover a conscientização de crianças quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, o SAMU Macro Norte lançará nesta terça-feira, dia 13 de novembro, o programa educacional Samuzinho, que será desenvolvido em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
A solenidade de lançamento do Programa será realizada às 9 horas, no Complexo Regulador Macrorregional, sede do SAMU Macro Norte, em Montes Claros.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Wilhma Alves de Castro, além de abordar os prejuízos do trote, o Samuzinho também irá desenvolver atividades teóricas e práticas visando promover educação em saúde para crianças com idade entre 10 a 12 anos.
O PROGRAMA
O Samuzinho irá abranger as escolas públicas e privadas de nível fundamental. O primeiro edital, a ser lançado no dia13 de novembro, abrangerá as escolas sediadas nos bairros Santo Antônio, Delfino Magalhães, Santa Lúcia, Vila Anália, Camilo Prates, Vila Sion e Alto da Boa Vista.
Serão oferecidas 60 vagas, sendo destinadas 25 para os alunos da rede estadual de ensino, 25 vagas para a rede municipal e 10 vagas para a rede privada. Os alunos inscritos serão matriculados e comporão a turma do programa no período vespertino e matutino, em horário contrário ao que frequentam a escola, sem prejuízo para as atividades do ensino formal.
Os alunos terão aula três vezes por semana, nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, e receberão um kit contendo uniforme, calçado e boné, que será utilizado durante todo o curso. Os alunos também receberão material didático para acompanhamento das aulas, alimentação no período de permanência no programa e, ao final, certificado pela participação.
Escolas e familiares interessados em inscrever as crianças podem procurar, a partir do lançamento do edital, o serviço pedagógico da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário