foto divulgação UFU |
O estudo será
coordenado pelo Instituto de Geografia e realizado por uma equipe
multidisciplinar da Universidade Federal de Uberlândia composta por docentes e
estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil e Elétrica,
Economia, Administração e Biologia.
Na primeira
etapa, a equipe fará visitas aos principais projetos existentes de VLT e em
implantação no Brasil, como é caso de Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro, Porto
Alegre e Fortaleza. Também serão visitados projetos internacionais bem
sucedidos como em Nortfolk e Chalortte, nos Estados Unidos, e nas cidades
europeias de Paris, na França, Barcelona, na Espanha e Lisboa, em Portugal,
além de Singapura na Ásia.
Segundo a
professora Marlene Colessanti, diretora do Instituto de Geografia da UFU, “o
objetivo das visitas técnicas é apreender com as experiências já realizadas
para aproveitar suas virtudes e evitar que eventuais erros de projeto sejam
repetidos”.
Também serão
realizadas reuniões com indústrias fabricantes desses veículos sob trilhos,
especialmente Auston (francesa) e Bom Sinal (brasileira) para selecionar
melhores alternativas em termos de tecnologia, custo de manutenção e capacidade
de transporte.
O Coordenador
Executivo do Estudo, Edson Pistori, explicou que um dos interesses do contato
com essas indústrias é considerar a possibilidade delas se também se instalarem
em Uberlândia para produzir veículos dessa natureza para atender outros
projetos nacionais.
A análise de
viabilidade será composta pelos estudos de demanda, de mobilidade e
planejamento urbano; de viabilidade funcional, de viabilidade ambiental e de
viabilidade econômico-financeira.
O novo Câmpus
Glória da UFU já foi projetado para que o VLT possa transitar dentro dele.
“A cidade
precisa estar preparada para construir um futuro em que o trânsito não seja um
problema e o VLT pode ser uma alternativa interessante”, afirma a professora
Denise Labrea, especialista em transporte.
As conclusões do
estudo serão apresentadas à sociedade e às autoridades públicas em setembro de
2013.
Revista
Ferroviária
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