sábado, 27 de fevereiro de 2010

Presa quadrilha de assaltantes que agia na região


O serviço de denuncias e de informações população e Policia Militar resultou na prisão de quatro elementos suspeitos de formação de quadrilha para praticar assaltos no norte de Minas.
A operação, comandada pelo tenente Eduardo Leal da comarca de Porteirinha, e que orientava os trabalhos se comunicando pela central de comunicações com a equipe coordenada pelo sargento Luiz Carlos Lima de Mato Verde que fechou o cerco na RR 122, próximo ao autoposto Alvorada onde lograram êxito na tentativa de localizar um Gol de cor escura ocupado por quatro elementos. Ao abordarem o veículo placa MUC 9676 foi encontrado armas e toucas Ninjas.
Foram presos pela policia Militar de Mato Verde e entregues ao delegado David Batista da policia civil da cidade o Açougueiro Jose Aldo Martins, 33 anos, e os desocupados Milton Dias de Lima,40, Edilson Martins da Gama,conhecido como Dida de 38 anos, Fabio Lopes Cantuária, 26. Todos residentes em Porteirinha e na comunidade de Tanque, naquele município.
Com eles foram encontrados  um revolver calibre 38, dois revolveres 32 e uma espingarda curta do tipo garrucha, facas, três aparelhos celulares, fita crepe supostamente utilizada para amordaçar as vitimas, além das quatro toucas ninjas.Aos policiais eles afirmaram estarem se encaminhando para o município de Santo Antonio do Retiro, onde planejaram assaltar o posto de gasolina e um produtor de cachaça pois um deles, o Dida, conhecia o lugar por ter anteriormente trabalhado na região como vendedor de roupas. Ele foi o que se conhece como ¨kiteiro¨que comprava roupas no atacado em Monte Azul para repassar no varejo e nessa ocasião foi preso e cumpriu cadeia por assalto a mão armada.
A policia suspeita, pelas características dos mesmos e principalmente pela garrucha, que três dessa quadrilha estavam envolvidos em um assalto ocorrido na cidade de Pai Pedro na quinta feira, 25, onde a vítima descreveu uma das armas como sendo uma espingarda ¨nem longa e nem curta¨.
A policia continua a associação dos assaltos ocorridos na região para verificação se essa quadrilha estaria ligada a algum deles, e os presos foram transferidos ainda na noite de ontem para a cadeia pública de Monte Azul, onde aguardam julgamento.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cerco policial a assaltantes leva a apreensão de drogas.

Ladrões armados com revolveres levam dinheiro da residência do tesoureiro, filho da prefeita de Mato Verde. Sua mãe conseguiu esconder trancando-se no banheiro.


As 19:40 da noite de ontem,25, Beatriz Fagundes Alves telefona para o sargento Lima, comandante da guarnição da Policia Militar de Mato Verde e comunica que estava trancada no banheiro do guarto da residencia de seu filho Renato Fagundes Alves no bairro São Bento em Mato Verde e que havia dois ladrões armados dentro da casa. Beatriz é a prefeita da cidade e seu filho é o tesoureiro da prefeitura.
Não dispondo de viatura, que se encontra quebrada, o sargento acionou a guarnição de Catuti, distante 10 quilômetros de Mato Verde para averiguar o fato. Acionou também a policia civil de Monte Azul e de Espinosa, e ainda a policia militar de Pai Pedro e de Santo Antonio do Retiro.
Segundo o boletim de ocorrência os meliantes entraram com uma moto Honda titan 150 de cor esverdeada pelo portão que estava semi aberto, armados e usando capacetes e tocas ninja, renderam Renato Fagundes e sua esposa Vanda Barbosa que tinha uma criança de um ano no colo e seu tio, irmão de sua mãe, José Alves Primo e o servidor público Valmir Barbosa de Souza. Com violência os bandidos fizeram todos deitarem no chão e pisando nas costas e nas cabeças das vitimas gritavam procurando pelo dinheiro, pelo cofre.
A prefeita, com um neto de dois anos no colo, se escondeu no banheiro do quarto do casal que tem a porta disfarçada atrás de um guarda roupas e sua presença não foi notada pelos ladrões, oportunidade aproveitada para acionar a policia.
Com um meliante forçando seu rosto no chão o tesoureiro foi dominado  e depois todos foram trancados em um comodo da casa, menos a esposa do tesoureiro, que aos puxões de cabelo foi levada pelos bandidos para mostrar onde estava o cofre que foi aberto e de onde os ladrões levaram cerca de 22 mil reais. Levaram também 500 reais do irmão da prefeita e dois celulares das vitimas.
Apreensão de suspeitos e de drogas na procura pelos assaltantes.
Na operação conjunta a policia, em rastreamento, apreendeu dois suspeitos e com eles uma moto aparentemente usada no assalto. Apreenderam ainda 400 gramas de pasta base para produção de cocaína, 29 cápsulas de cocaína, 490 reais em dinheiro e um cheque de 2 mil, cartões de credito e de debito, 7 cartuchos deflagrados de revolver 38, 1 alicate tesoura de cortar ferro, documentos de veiculo e moto e mais diversos chegues de vários bancos invalidados pela data anterior a um ano.





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nos bastidores da política


Clésio Andrade 
Políticos de vários partidos de Minas Gerais que ficaram engasgados com a superexposição do presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade (PR), em comercial da entidade a partir de hoje estão se deliciando com a noticia que o ex- vice-governador de Aécio Neves no mandato passado e atualmente suplente do senador Eliseu Rezende, está sendo processado por envolvimento no ¨Mensalão Mineiro¨.
Clésio ainda não tinha decidido  qual seria o caminho que pretendia seguir na eleição deste ano, se para deputado estadual ou federal, senado ou governo de Minas. 
O certo é que ele ficou na mídia com muitas chamadas nas televisões e esta estratégia usada para facilitar uma futura negociação, quem sabe até como vice—governador novamente numa das chapas que concorrerão ao governo mineiro poderá ter sido em vão. Embora também possa ocorrer que o mesmo resolva investir ainda mais, e antes de uma possível condenação ele consiga candidatar e se eleger para conseguir um fórum privilegiado como o senador Eduardo Azeredo que é réu pelo mesmo motivo.

Zinga
O ex prefeito de Catuti e atual coordenador do Programa Luz do Bem da Cemig, José Barbosa Filho (PV), o Zinga, depois de pressionado pelo seu grupo político no município, encostou o deputado estadual Arlen Santiago na parede. Depois de duas campanhas fazendo do candidato a deputado estadual majoritário em Catuti Zinga não aceita apoiar a reeleição de Arlen se o mesmo tiver apoio do prefeito Helio Pinheiro. Arlen agora terá que decidir se faz palanque com o prefeito Helio  ou com Zinga. A dificuldade, que poderia parecer obvia na decisão no apoio da ¨máquina¨ da prefeitura, é que Helio esta em franco declínio, mais preocupado em gravar um disco de musicas regionais que administrar o município, enquanto a população chora a falta do ex-prefeito.
Tudo indica que Zinga desistiu também em sua pretensão na disputa de uma cadeira em Brasília, mas com toda certeza não apoiará a candidatura do federal Marcio Reinaldo. Marcio sempre foi majoritário em Catuti, mas dessa vez terá que investir se quiser manter a tradição, pois está no palangue de Hélio.

Anderson Chaves
Das terras gorutubanas saiu a informação que o grupo liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Dimas Rodrigues (PMDB) não vai acompanhá-lo em relação ao candidato que pretende apoiar. A mesma fonte revela ainda que o grupo está rachado e já decidiu que vai apoiar o super da Codevasf, Anderson Chaves (PMDB), que vai concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Com esta decisão o grupo quer fazer justiça e retribuir o apoio que Anderson deu na campanha de 2008, na corrida eleitoral para prefeitura de Janaúba, quando o ex-deputado Dimas Rodrigues foi candidato e acabou sendo derrotado pelo então candidato e atual prefeito José Benedito (PT).

Fabricio Diniz
O jovem advogado, filho do falecido deputado federal Fernando Diniz, está firme no objetivo  para conquistar um das cadeiras da Câmara dos Deputados. Informações que correram na região de que ele estaria desistindo de participar da disputa eleitoral foi desmentida por Fabrício Diniz (PMDB) e pelo seu grupo político. A família Diniz acertou todos os detalhes de investimentos na campanha de Fabrício para a eleição deste ano.


Athos Avelino
O grupo político ligado a administração montes clarense de Luiz Tadeu Leite está preocupado com a possibilidade do ex-prefeito Athos Avelino conseguir a liminar para participar da corrida eleitoral rumo ao Parlamento Mineiro. Segundo o comentarista político Arthur Junior a preocupação da turma do paço em relação a Athos Avelino tem fundamento, pois se ele sair do município majoritário, a reeleição do atual alcaide pode ficar comprometida. Para não dizer que a eleição de Avelino pode comprometer o projeto do alcaide local em eleger o seu herdeiro, o Tadeuzinho, ao Parlamento Estadual, conclui o jornalista.

Mensalão mineiro: Justiça aceita denúncia.


A juíza Neide da Silva Martins, titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, recebeu parcialmente a denúncia para que os acusados do caso que ficou conhecido como “mensalão mineiro” respondam por crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Os fatos narrados na denúncia teriam acontecido durante a campanha de Eduardo Azeredo ao Governo de Minas Gerais, em 1998.
O processo contra Eduardo Azeredo (PSDB MG) tramitará no Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude da prerrogativa de função. Passam a responder pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro na Justiça Estadual, na 9ª Vara Criminal, 11 dos 14 acusados: Walfrido Silvino Mares Guia Neto (ex-proprietário da Biobras), Cláudio Mourão da Silveira, Clésio Soares de Andrade (Ex Vice Governador no mandato anterior de Aécio Neves), Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollerbach Cardoso, Cristiano de Melo Paz, Eduardo Pereira Guedes Neto, Fernando Moreira Soares, Lauro Wilson de Lima Filho, Renato Caporali Cordeiro e José Afonso Bicalho Beltrão da Silva. A magistrada determinou a citação de todos.
A juíza deixou de receber a denúncia contra apenas três acusados restantes: Sylvio Romero, Eduardo Mudim e Jair Alonso de Oliveira. Em seu despacho, a juíza Neide Martins, acolhendo parecer do Ministério Público, afirmou não haver “elementos suficientes para sustentar a imputação a eles formulada”.

Em maio de 2009, o relator do processo no STF, ministro Joaquim Barbosa, ordenou o desmembramento do processo, determinando que todos, exceto Eduardo Azeredo, respondessem aos crimes na Justiça Federal de 1ª Instância.
Ocorre que, de acordo com a Constituição Federal, os crimes descritos na denúncia não são da competência da Justiça Federal, o que fez com que aquele juízo declinasse da competência, remetendo os autos para a Justiça Estadual.


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br

 
Clique na imagem para ampliar.

Trem urbano(VLT) em Minas pode ser financiado por estrangeiros.


Jornal O Tempo - MG   25/02/2010
A Agência Francesa de Desenvolvimento e a Agência de Fomento Andina, da Venezuela, têm interesse em financiar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Contagem, na região metropolitana da capital. A informação é da prefeita da cidade, Marília Campos (PT), que se reuniu ontem (24) com representantes do conselho deliberativo da Agência Metropolitana de Desenvolvimento para discutir a expansão do VLT entre os bairros Eldorado (Contagem) e Jardim das Alterosas (Betim).
A agência francesa se dispôs a financiar a implantação do VLT. Para conseguirmos os recursos, precisamos fazer os projetos, pois o estudo de viabilidade já temos. Por isso, precisamos que o governo do Estado pense no VLT de forma metropolitana, disse Marília.
A Agência Metropolitana se comprometeu a marcar uma nova reunião para discutir melhor o assunto.

Chuvas de Março.


Pelo terceiro dia os sites de serviço meteorológico vai confirmando chuva para a região no mês de março. Pode pingar no sábado (4 milímetros). Pela previsão, a chuva engrena a partir de terça-feira e segue pela semana toda. É rezar.

Policia apreende corsa carregado de contrabando.

(Reportagem e foto: Oliveira Júnior)
Onze mil CDs virgens e outras mercadorias sem a cobertura de notas fiscais foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual na manhã desta quarta-feira, na BR-122, no município de Janaúba. O produto, segundo a polícia, era contrabandeado do Paraguai para o estado de Sergipe num automóvel com placa de Itabaiana-SE.
Uma equipe da Polícia Rodoviária, composta pelos cabos Arley e Roberley e soldado Fabrício, abordou o condutor do veículo, Givaldo Mota, 51 anos, camelô, no km 164 da rodovia e constatou a irregularidade no transporte da mercadoria que se encontra no bagageiro, porta luvas e debaixo dos bancos do carro, um Corsa. O camelô não apresentou nota fiscal aos policiais e, diante disso, ele foi preso. A bagagem foi apreendida e levada para o pátio do 51º Batalhão de Polícia Militar e depois para a delegacia de polícia desta cidade.
O QUE FOI APREENDIDO
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, houve a apreensão de 11 mil CDs virgens, 895 brinquedos infláveis, 480 pilhas recarregáveis, 30 aparelhos de telefones celulares, 81 play station 2, e ainda 46 aparelhos de som automotivo, 09 aparelhos de módulo de som automotivo, 36 saídas de som automotivo, uma mesa de som, 06 amplificadores de som automotivo, 12 rádio PX, 03 receptores de antena a cabo, 30 cartões de memória de celular e máquina digital, 26 garrafas de uísques, 40 mini fitas K7; e também 04 aparelhos de rádios portátil,17 estojos de maquiagem, 01 TV para automóveis, 04 máquinas de cortar cabelo, 02 balanças de precisão, 20 baterias de celular, duas capas de máquinas fotográficas, 08 jogos de baralho, 05 pares de luvas para motocross, 07 cartões de memória para Play Station 2; Foram apreendidos 96 Kits/manetes para Play Station 2; 34 estojos de pomadas medicinais, 120 pares de meias femininas, 01 máquina furadeira, 05 relógios de pulso, dois cabos para áudio para som automotivo, 08 chaves de fenda, 04 lanternas, 50 pilhas para relógio e 102 frascos de perfumes diversos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Entrando nos trilhos

Revista Veja
20/02/2010

Nos últimos 25 anos, grandes cidades brasileiras cogitaram adotar veículos leves sobre trilhos (VLTs) para resolver seus problemas de transporte coletivo. Netos dos velhos bondes, os VLTs são um misto de metrô e ônibus, com a diferença de que custam a metade do primeiro e transportam quatro vezes mais passageiros que o segundo. Há dois anos, os projetos de implantação do sistema começaram a sair do papel no Nordeste.
Desde dezembro do ano passado, os VLTs trafegam no sertão cearense, nos 14 quilômetros que ligam Crato a Juazeiro do Norte. Recife, Fortaleza e Maceió estão adaptando suas malhas ferroviárias e têm VLTs já em linha de montagem. João Pessoa e Natal iniciarão as obras de seus sistemas ainda neste ano. No Nordeste, o custo de implantação do novo modelo de transporte é reduzido, porque os comboios vão circular sobre linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam subutilizadas ou abandonadas. No litoral paulista, Santos construiu novas vias e deverá colocar o VLT para rodar ainda neste ano.
A Copa de 2014 deu o impulso que faltava ao VLT. Todas as doze cidades-sede incluíram esses veículos em seus planos para o campeonato. Em São Paulo, o novo sistema terá duas funções: ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi e conectar algumas linhas do metrô, como ocorre em Paris. Até o início dos jogos, o Brasil investirá 23 bilhões de reais em trens urbanos - com o VLT à frente. As indústrias ferroviárias já receberam encomendas de 120 veículos e disputam licitações para montar outros 200. O mercado é tão promissor que o gigante francês Alstom, detentor de 26% do mercado mundial de trens, passou a cogitar abrir, no Brasil, uma unidade para fabricá-los. "Se as perspectivas se confirmarem, abriremos a nova planta", diz Philippe Delleur, presidente da Alstom no Brasil.
Desde 2008, uma empresa nacional explora o setor: a cearense Bom Sinal. Foi ela a primeira a produzir VLTs próprios para as linhas da RFFSA. Seus vagões são uma versão mais barata dos similares europeus: por dentro, são idênticos a um ônibus urbano, mas custam 40% menos que um veículo importado. Por causa das condições vantajosas que oferece, a Bom Sinal já recebeu encomendas de 69 vagões e pedidos de orçamento de cinquenta prefeituras. Com os VLTs, o país poderá voltar aos trilhos de um transporte eficiente.

Promotoria do Consumidor quer cancelar o aumento de 3,96% nas contas de água da Copasa

A Promotoria de Defesa do Consumidor quer cancelar o aumento de 3,96% nas contas de água da Copasa, previsto para entrar em vigor dia 1º de março. A petição para embargar o aumento foi encaminhada à 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual e à 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas pelo promotor José Antônio Cançado. Segundo o promotor, não há justificativa técnico-contábil para o reajuste anunciado pela Copasa, já que a empresa deu lucro, mesmo estando com as tarifas congeladas no ano passado.

Combate ao Crime.

 
lique na imagem para ampliar.

Minas Gerais

Clique na imagem para ampliar

Ministério dos Transportes recebe inscrições para 170 vagas com salários de até 2.643 reais

O Ministério dos Transportes está recebendo inscrições para 170 vagas em diversas cidades brasileiras. São 70 postos para o cargo de agente administrativo, que exige nível médio, e 100 para o cargo de analista técnico administrativo, que pede nível superior. Os salários variam de 2.067 reais a 2.643 reais para jornada de 40 horas semanais. O edital já foi publicado no Diário Oficial da União. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de março pelo site www.institutocetro.org.br. A taxa é de 35 reais para agente e de 45 para analista. As provas devem ser aplicadas no dia 18 de abril.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vagas para trabalho no BB de Monte Azul.

A empresa Digito Serviços Ltda, que presta serviços  terceirizado para o Banco do Brasil como correspondente bancário na área de venda de créditos e abertura de contas estará, a partir das 13 horas dessa terça-feira, recebendo currículos e fazendo entrevistas para contratar pessoas residentes em Monte Azul que estejam aptas a trabalhar junto a agencia do Banco do Brasil na cidade em trabalho interno e externo.
Os interessados, que tenham desenvoltura para vendas e de preferência com experiência ou habilidade com computadores, podem procurar a coordenadora regional da Digito, Magda Stefane, ou se informar melhor pelo celular 9137 1808. São 3 vagas e os selecionados ou selecionadas receberão salário mais comissão.

Primeiro homicídio de 2010 em Monte Azul.


Aconteceu na madrugada de ontem (21), por volta das 2 horas, o primeiro homicídio do ano no município de Monte Azul.
Por ciúmes José Francisco Vieira, o Pilinta, de 43 anos, deu um tiro com uma espingarda de fabricação caseira nas costas de sua amasia Cleusa Barbosa Aranha, de 34 anos. A vitima participava de uma festa na comunidade de Pacuí, a 60 quilômetros da sede do município, onde se comemorava uma partida de futebol feminino.
O tiro, que atingiu a região sub escapular direito, ou seja, quase no meio das costas, foi fatal, e mesmo socorrida por familiar e pelo agente de saúde João Batista a vitima chegou sem vida no hospital de Monte Azul.
Acionadas, a policia militar e a policia civil se deslocaram para a comunidade de Pacuí. Zé Pilinta, que é trabalhador rural e cuida de uma fazenda na localidade, foi preso pelo soldado Herlan Galdino apoiado no cerco pelos soldados Frank Pereira, Matheus Freitas, Carlos Humberto, Diego Luigi e Daniel Alves. Além da arma do crime, foi apreendida com o acusado uma outra espingarda de fabricação caseira, munições e dois facões. Na mesma diligencia os policiais apreenderam com outros membros da comunidade mais 3 armas de fabricação caseira.

Edital define concurso da área de saúde

Jornal Hoje em Dia
A Prefeitura de Montes Claros publicou o edital do concurso público da área de saúde, com 524 vagas para vários cargos. Os salários variam de R$ 534,75 a 1.561,16. No entanto, o edital tem um erro, ao isentar da taxa de inscrição somente doadores de sangue, já que lei municipal determina o mesmo benefício para desempregados.Em dezembro, foi publicado o edital da área de educação, com 937 vagas; e em março, será divulgado o do setor administrativo e, depois, o de segurança pública, completando mais de 2 mil vagas.
As inscrições para a área de saúde poderão ser feitas pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, de 12 a 30 de abril. As taxas de inscrição são de R$ 30 (cargos do Ensino Fundamental) e R$ 70, para os outros. Poderão pedir isenção da taxa doadores de sangue a instituições públicas de saúde, como determina a lei municipal 3.888/2007. A solicitação somente poderá ser feito se for comprovado o mínimo de três doações em 12 meses antes da data final das inscrições. O comprovante do ato de doação deverá ser emitido pela instituição pública de saúde receptora.
Das 524 vagas oferecidas, 53 serão destinadas a portadores de deficiência, conforme a Lei Orgânica do Município e as leis municipais 3.175/2003 e 3.422/2005, devendo as atribuições do cargo ser compatíveis com a deficiência do candidato. Nesse caso, deverá ser entregue laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença e aprovável causa da deficiência.
As provas, de múltipla escolha e questão discursiva de Língua Portuguesa, serão realizadas em 20 de junho. O menor salário da área de saúde será de R$ 534,75, para agente sanitário (seis horas diárias de trabalho, ou 30 horas semanais), e o maior, de R$ 1.561,16, para médicos e odontólogos (20 horas semanais).

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Garis: heróis do serviço público monteazulino.

Nunca antes na historia de Monte Azul servidores municipais tinham entrado em greve por receio, medo mesmo da retaliação dentro dos departamentos desse órgão público. As lideranças eram sufocadas e ameaçadas de perderem o emprego e até sofriam ameaça a vida, isso quando não se rendiam a uma ¨favor¨ dos mandatários.
No ano passado os servidores da educação foram ás ruas em protesto contra o não pagamento de seus salários que estavam atrasados em até quatro meses. Até hoje o prefeito não pagou todos os servidores da educação e a maioria dos contratados, até hoje, não receberam o mês de junho de acordo com os próprios professores.
Após o carnaval os servidores da limpeza pública, os garis que trabalham como coletores de lixo nas vias urbanas da cidade, pararam seus serviços em protesto contra o atraso no pagamento de seus proventos. Era atraso de mês, ou meses? Não, atraso de dias.
A administração que tinha a obrigação do repasse até o quinto dia útil de fevereiro para pagar o mês de janeiro, e que por acordo tinham até o dia 15 para cumprir sua obrigação, até a quarta-feira não o tinham feito. Para que o atraso não se prorrogassem e para exigir respeito com a classe os garis decidiram pela greve.
A paralisação da coleta de lixo durou exatos dois dias. Uma quinta e uma sexta feira. Quando o Banco do Brasil se preparava para encerrar o expediente  no último dia da semana chegou a ordem de pagamento que foi computada para iniciar o pagamento naquele mesmo dia, nos caixas eletrônicos naturalmente.
A prefeitura não mandou pagar somente os garis, mas toda a folha. Todos os funcionários da prefeitura, incluindo aí os servidores da educação, se beneficiaram da coragem dos garis.
Na fila dos caixas no sábado os servidores agradecidos sacavam seu dinheiro para pagarem suas dividas, seus compromissos. Eles que ficaram o feriado de carnaval de bolso vazio e seu dinheiro no cofre da prefeitura.
Uma professora que engrossava a fila se dirigiu ao tesoureiro do sindicato e comentou que a classe tinha recebido uma lição dos garis, que são considerados os trabalhadores do pior serviço público, mas que tinham coragem e manifestaram seu descontentamento. Elogiou na minha presença o apoio incondicional do sindicato na greve. ¨Nesse tempo todo a prefeitura tinha dinheiro e não pagou, precisou os mais humildes de nós ¨colocarem o pé no barranco¨ para que o dinheiro aparecesse¨ concluiu a educadora, aprendiz de funcionária dos serviços públicos municipais.

Lixão recebe obras emergenciais por decisão judicial.


Após mais dois anos de denuncias á promotoria de justiça da comarca de Monte Azul e de postagens em nossa página o promotor de justiça, em reunião com setor jurídico e secretaria de serviços urbanos da prefeitura municipal ,exigiu que obras emergenciais retirasse o fluxo da enxurrada que atravessava a estrada que margeia o lixão e adentrava o mesmo. Águas acumuladas terminavam por infiltrar ao solo, levando risco de contaminação do sub solo e do lençol freático, e as águas que atravessavam o lixão acabavam por levar sua contaminação e detritos ao leito do rio Tremedal.
Em uma primeira decisão, ainda com o Dr. Ali Mahmoud Fayez Ayoub sendo o promotor responsável,a administração teve que cercar o terreno com arame liso e colocar um guarda no local. Com objetivo de afastar os catadores que no lixão procuravam algum sustento o local recebeu também um ¨portão¨ improvisado com arame e um cadeado.
Agora, com o promotor Daniel Oliveira de Ornelas, a administração se viu obrigada a levar trabalhadores e a retro escavadeira para o lugar e fazer uma pequena barragem para conter as águas que descem do morro próximo e também um vertedouro para desviar as águas em excesso, não contidas na barragem, a não atravessarem o lixão e desaguarem no rio pelo terreno visinho.
São decisões paliativas,pois atualmente o lugar não está mais sendo trancado, o guarda não é mais visto no lugar e os fios de arame liso são poucos para conter a entrada de cães e animais selvagens que resolverem ¨tentar a sorte¨ nas sobras dos humanos.
E mesmo o lixão sendo de vez em quando acondicionado por um trator de esteira, as moscas continuam a se procriarem no local que fica muito próximo a cidade, cerca de um quilometro em linha reta como pode ser comprovado pelo google Earth, o que coloca em risco a população que fica a mercê desse vetor de doenças infecto contagiosas. Continua também a queima do lixo, o que torna a vida dos sitiantes que tem terrenos após o lixão, com localização contraria ao vento que leva a fumaça a muitos quilômetros rumo ao interior do município. Em futuro muito próximo, não havendo mais paliativos, o lixão terá que receber novo endereço e mesmo novos métodos de tratamento, menos nocivos e mais racionais, que o acumulo na natureza.