sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Garis entram em greve por atraso no pagamento.


Os garis que trabalham na coleta de lixo em Monte Azul paralisaram os trabalhos por atraso no pagamento do mês de janeiro. A paralisação começou ontem (18) e segue por tempo indeterminado até que o pagamento seja normalizado. De acordo com informações de Damastor Alves, presidente do sindicato dos servidores públicos municipais os profissionais cruzaram os braços por falta de pagamento que segunda a Lei orgânica do município teria que ser efetuado desde o dia 05. Segundo Damastor o sindicato, no inicio da administração, entrou em acordo com a prefeitura para que o repasse fosse feito até, no máximo, dia 15 de cada mês, o que não vem sendo cumprido pelo prefeito Joaquim de Deja.
Um carro de som contratado pelo sindicato percorre as ruas com um spot avisando aos monteazulinos a greve e os motivos da mesma e pede a compreensão dos mesmos.No gravação o sindicato pergunta ao prefeito porque em Monte Azul não se pagou ao funcionalismo enquanto em todas as cidades vizinhas o pagamento foi efetuado antes do dia 15 e termina falando que o povo não quer mais ouvir alguns vereadores da base aliada e governante local falarem de crise.
Os Garis estão reivindicando ainda o café da manhã prometido durante a campanha eleitoral e, conforme a Lei, equipamentos de proteção individual.Os carrinhos de coleta são ainda ¨do tempo de Paulo¨, e estampam ainda a logomarca da administração Paulo Dias,que terminou a quase 10 anos.
Conforme apuramos no local onde os garis se concentram de braços cruzados, no setor de limpeza urbana tem 112 concursados, mas somente 36 estão atuando na função.Os trabalhadores que foram efetivados no setor se cercam de lideres políticos e dos vereadores de situação para serem transferidos para outro setor. Dos 36, apenas 08 apadrinhados recebem adicional de insalubridade que deveria ser garantido por Lei e nunca foi pago por nenhuma administração que passou pelo paço municipal.
Os garis pediram por duas vezes uma reunião no setor com o prefeito Joaquim de Deja, que marcou mas não compareceu com desculpas mentirosas segundo os garis. ¨Ele mandou dizer que estava doente na primeira vez mas descobrimos que ele estava em um churrasco com uma pessoas de Brasília na fazenda de seu filho Haroldo, e na segunda vez ele mandou dizer que estava em Montes Claros, mas logo depois nos o vimos nas ruas de Monte Azul¨. Os coletores de lixo urbanos temem que a desfeita se prorrogue e que os pagamentos tornem por hábito sempre atrasados como na administração anterior desse prefeito e por isso não admitem atraso em seus proventos que têm caráter alimentício.Se não receberem não poderão pagar a mercearia e outros comércios que compram com caderneta e suas famílias passarão necessidades maiores que as atuais. Argumenta Élson Hermógenes, o Maradona, tesoureiro do sindicato.
Pressão e ameaças.O sindicato estava presente no inicio da manhã quando o secretário de governo, o advogado Murilo Oliveira, chegou no setor de concentração dos garis ameaçando exoneração imediata dos servidores em greve que foram admitidos no ano passado e que estão ainda  no estado de probação. Exaltado, segundo os presentes, Murilo falou em exoneração e perseguição. Com o desenrolar da conversação, que estava sendo filmado pelo sindicato, e a exposição dos motivos o secretário de governo admitiu que é direito dos garis em receberem o adicional de insalubridade, mas alega que ele não é o executivo mas apenas um funcionário.
Os garis foram informados que o deposito vai ser feito no dia 21, mas o banco somente vai repassar o pagamento na segunda (23). Enquanto isso o serviço de coleta está sendo feito de modo precário, com três garis contratados e um concursado em apenas um caminhão. O serviço com menor numero de coletores faz o lixo acumular nas ruas da cidade. As varredeiras não pararam o serviço e o lixo também se acumula nos montinhos próximos ao meio fio.
 
  
Enquanto esperam o pagamento, os garis passam o tempo conversando e jogando baralho ao lado das latas cheias de lixo.Grve continua até respeito chegar.

2 comentários:

  1. Remuneração de miséria, trabalho sob sol escaldante, calor desumano, e ainda por cima sem receber. Discordo inteiramente de tamanho descaso, além de ser um atentado à Declaração Universal dos Direitos Humanos:

    Artigo XXIII

    1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

    2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

    3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.

    4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.

    ResponderExcluir
  2. Em setembro passado, em meu blog www.idelamarte.blogspot.com postei sob o titulo de :DEMOCRACIA um texto que explica o
    porque de situaçõe aflitivas como essa...

    ResponderExcluir