terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prefeitos se reúnem para constituir Consórcio Público de Saúde

O novo consórcio vai gerenciar as ações da Rede de Urgência e Emergência da Macro Norte de Minas
Hoje, terça-feira 02 de fevereiro, prefeitos dos 86 municípios da Macro Região Norte de Minas se reúnem com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde para efetivar a criação do novo consórcio de saúde que vai gerenciar a Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas. A assembleia acontece às 10 horas, no auditório do Hospital Universitário Clemente Faria.
Até o momento, as ações gerenciais para concretização da Rede de Urgência e Emergência, implantada, de forma pioneira, pela secretaria de Estado de Saúde na região, por decisão dos prefeitos municipais, ficaram a cargo do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Brasília de Minas. No entanto, dado os novos marcos legais (Lei Federal 11.107/05 e Lei Estadual 18.036/09) torna-se imprescindível que a gestão da referida rede seja exercida por um Consórcio Público.
As ações realizadas até agora implicaram na expansão do SAMU para todos os cidadãos, aumento do número de leitos de UTI, investimentos para aquisição de equipamentos de urgência e emergência e treinamento de profissionais.
A decisão de criação do novo consórcio foi tomada em agosto do ano passado. Depois de assinar o termo de adesão, os prefeitos da Macrorregião se reúnem em assembléia, ainda hoje, para constituição do novo consórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário