domingo, 7 de março de 2010

Gripe suina



Nesta segunda-feira, 08/03, começa a campanha de vacinação contra a Influenza A H1N1. A campanha será realizada em cinco etapas e tem como objetivo diminuir o adoecimento e a mortalidade associados à doença.
Nesta sexta-feira, a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC) promoveu um intenso treinamento para profissionais que vão trabalhar na campanha.
Nos 53 municípios sob jurisdição da GRS-MOC a expectativa é vacinar uma população de 344.127 pessoas, sendo 20.477 crianças menores de 2 anos; 201.719 adultos entre 20 e 29 anos; 19.105 gestantes; 10.561 trabalhadores da saúde; 70.911 portadores de doenças crônicas e 21.354 idosos.
Cada etapa da vacinação, que acontece entre 8 de março e 21 de maio, terá um grupo prioritário pré-estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de forma que as pessoas sob mais risco tenham a saúde garantida, minando os focos de transmissão do vírus.
Receberão a dose da vacina, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 39 anos. As cinco etapas da vacinação terminam antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

Etapas
A primeira fase da vacinação, de 8 a 19 de março, imunizará os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena.
A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. As crianças de 6 meses a 2 anos devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.
Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez. Estarão disponíveis 22,3 milhões de doses de vacina contra gripe comum para imunizar 19 milhões de idosos.
A quinta e última etapa acontece no período de 10 a 21 de maio e contempla adultos de ambos os sexos, e entre de 30 a 39 anos.
Se houver alterações na situação epidemiológica e disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa da estratégia de imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário