segunda-feira, 22 de março de 2010

Tamasa tapa buraco dos pedreirenses.


A comunidade de Pedreira, município de Monte Azul, acionou o Ministério Público contra a Tamasa Engenharia s.a que explorou uma mina de pedras em terreno pertencente e União e a poucos metros da localidade, e no lugar deixou uma cratera imensa, além das casas rachadas por explosões de dinamite. O fato divulgado pelo Blog do Alberto trouxe a reportagem da TV Alterosa que cobriu o fato e mostrou o protesto dos moradores.
Depois disso houve uma reunião de parte da comunidade com o engenheiro responsável pela obra e algumas casas foram remendadas e poucos vidros trocados. A empresa, como sempre, abusa de seus preceitos econômicos para explorar a seu bel prazer e se manda, deixando a população a ¨ver navios¨. 
A Tamasa apresentou licença ambiental para explorar uma pedreira em terreno pertencente ao Governo Federal, da antiga rede ferroviária, embora tenham apresentado aos órgãos um contrato assinado por um ex-ferroviário como se esse dono terreno fosse. Na época entramos em contato telefônico com o setor de patrimônios ferroviários da Secretaria de Patrimônio da União, que não tinham conhecimento do fato.Enviamos e-mail ao mesmo setor mas não fomos comunicados se alguma ação foi tomada.
O que podemos constatar até agora foi que a Tamasa meteu suas máquinas no entorno do buraco e jogou terra dentro da cratera, tampando parcialmente o que parte da comunidade queria como deposito de água, mas cercado com segurança para evitar acidentes com crianças e animais.Outra parte, a que se manifestou a respeito, preferia ver o buraco tampado.
No lugar, hoje, tem um pequeno lago, de fundo lamacento, ainda perigoso e que possivelmente não terá serventia durante os meses de seca, pois segundo os moradores suas aguas não suportarão o sol do lugar.


Cratera  no final de julho 2009


 Em dezembro 2009, depois que a Tamasa encheu de terra o lugar

Hoje, após as primeiras chuvas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário