quarta-feira, 31 de março de 2010

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica as empresas concessionárias que atuam no setor ferroviário. Nós Também.


Declarações que Lula deu em uma solenidade de inauguração em Cubatão (SP) repercutiram na Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF). Falou o presidente do fatiamento que o governo Fernando Henrique Cardoso fez nos seus 8 anos de desmando e entreguismo.
O diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, defendeu os investimentos da iniciativa privada na malha nacional nos últimos anos e admite que a malha ferroviária não foi vendida, mas dada. ¨Posso dizer que Lula está certo, sabia? É verdade que as ferrovias não foram privatizadas. Elas foram arrendadas por determinado período de tempo. Privatizar é vender, o que não foi o caso. Talvez o presidente tenha dito de uma outra forma, mas enfim, as empresas concessionárias investiram R$ 30 bilhões na malha desde que ocorreram as concessões, sendo R$ 20 bilhões em infra estrutura e R$ 10 bilhões em impostos. Mudamos um cenário estagnado”, diz Vilaça.
Como presidente da Oscip Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano, organização civil que defende a revitalização ferroviária com ênfase no retorno dos trens de passageiros, digo que FHC deveria ser julgado, condenado e preso. Deveria ainda ser obrigado a devolver aos cofres públicos o prejuízo causado ao povo brasileiro.A Vale do Rio Doce foi seu maior rombo.
No setor ferroviário o baque foi imenso, pois a maioria dos últimos governos que passaram pelas capitais nacionais, Rio e Brasília, literalmente arrebentaram com o setor, menosprezando o futuro e agindo ao contrário do bom senso e na contramão da tendência mundial.Fizeram da Central do Brasil e da RFFSA um cabide de emprego e desviaram todo investimento em infra estrutura para o asfalto, em um acordo verbal (de verbo e verba) com as montadoras. O maior crime, que repercute até hoje e de difícil recuperação, foi o desincentivo no desenvolvimento de tecnologia ferroviária, o não investimento em pesquisas nas universidades brasileira. Por não sabermos fazer temos que pagar pela tecnologia hoje para implantar um trem de alta velocidade que tentamos implantar entre Rio e São Paulo.
Com qualidade o governo Lula implanta a Ferrovia Norte-Sul. Um projeto ferroviário que contempla a construção de uma ferrovia de bitola larga atravessando as regiões Centro-Oeste e Norte do País, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica. Inicialmente a ferrovia que seria de aproximadamente 2.100 km se prorroga e hoje se anuncia o prolongamento até os portos do Rio Grande do Sul. Busca-se com isso reduzir o custo do frete para longas distâncias na região. Alguns movimentos pró trens de passageiros tem conseguido alguns êxitos, embora asfixiados nesse universo de lama e subornos que impera na priorização das cargas na ferrovia.
As concessionárias não investiram para o país, mas sim em uma infra estrutura que encontraram pronta e colocada a sua disposição, e onde praticam o capitalismo selvagem e nocivo, pois foram todas crias de crime e mantém a ¨tradição¨, honrando seu criador. Nada que ¨investirem¨ pagara o rombo do seu nascedouro.
 Veja o vídeo onde Lula fala das privatizações: 
www.youtube.com/watch?v=8SxPCuRFFHE&feature=player_embedded
Clique na imagem para melhor visualização.

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