Declarações que Lula deu em uma solenidade de inauguração em Cubatão (SP) repercutiram na Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF). Falou o presidente do fatiamento que o governo Fernando Henrique Cardoso fez nos seus 8 anos de desmando e entreguismo.
O diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, defendeu os investimentos da iniciativa privada na malha nacional nos últimos anos e admite que a malha ferroviária não foi vendida, mas dada. ¨Posso dizer que Lula está certo, sabia? É verdade que as ferrovias não foram privatizadas. Elas foram arrendadas por determinado período de tempo. Privatizar é vender, o que não foi o caso. Talvez o presidente tenha dito de uma outra forma, mas enfim, as empresas concessionárias investiram R$ 30 bilhões na malha desde que ocorreram as concessões, sendo R$ 20 bilhões em infra estrutura e R$ 10 bilhões em impostos. Mudamos um cenário estagnado”, diz Vilaça.
Como presidente da Oscip Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano, organização civil que defende a revitalização ferroviária com ênfase no retorno dos trens de passageiros, digo que FHC deveria ser julgado, condenado e preso. Deveria ainda ser obrigado a devolver aos cofres públicos o prejuízo causado ao povo brasileiro.A Vale do Rio Doce foi seu maior rombo.
No setor ferroviário o baque foi imenso, pois a maioria dos últimos governos que passaram pelas capitais nacionais, Rio e Brasília, literalmente arrebentaram com o setor, menosprezando o futuro e agindo ao contrário do bom senso e na contramão da tendência mundial.Fizeram da Central do Brasil e da RFFSA um cabide de emprego e desviaram todo investimento em infra estrutura para o asfalto, em um acordo verbal (de verbo e verba) com as montadoras. O maior crime, que repercute até hoje e de difícil recuperação, foi o desincentivo no desenvolvimento de tecnologia ferroviária, o não investimento em pesquisas nas universidades brasileira. Por não sabermos fazer temos que pagar pela tecnologia hoje para implantar um trem de alta velocidade que tentamos implantar entre Rio e São Paulo.
Com qualidade o governo Lula implanta a Ferrovia Norte-Sul. Um projeto ferroviário que contempla a construção de uma ferrovia de bitola larga atravessando as regiões Centro-Oeste e Norte do País, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica. Inicialmente a ferrovia que seria de aproximadamente 2.100 km se prorroga e hoje se anuncia o prolongamento até os portos do Rio Grande do Sul. Busca-se com isso reduzir o custo do frete para longas distâncias na região. Alguns movimentos pró trens de passageiros tem conseguido alguns êxitos, embora asfixiados nesse universo de lama e subornos que impera na priorização das cargas na ferrovia.
As concessionárias não investiram para o país, mas sim em uma infra estrutura que encontraram pronta e colocada a sua disposição, e onde praticam o capitalismo selvagem e nocivo, pois foram todas crias de crime e mantém a ¨tradição¨, honrando seu criador. Nada que ¨investirem¨ pagara o rombo do seu nascedouro.
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