quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DUDA É ELEITO PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE CATUTI PARA 2010



A eleição da presidência e da mesa diretora da Câmara Municipal de Catuti movimenta ainda o cenário político do município após quase uma semana de sua realização.
As eleições desse ano serviram para expor um novo panorama político na Câmara Municipal e na política de Catuti. Após um ano de governo o prefeito Helio Pinheiro perdeu o que tinha conquistado nas urnas, a maioria na câmara municipal. Nas eleições de 2008 o bloco do prefeito, formado pelos partidos PTB / PSDC / PP / PSDB e PHS, intitulado União Popular Catutiense elegeu 6 vereadores para as nove vagas na Câmara,   os candidatos  José Barbosa de Souza Neto (Duda), Odair Diomedecci, Alaíde Maria de Souza, Alessandra Kelly  Leão Alves, Paulo Alves Martins ( Paulão) e Edivaldo Antunes Lopes, ( Divaldo do Barreiro Branco) garantiam até então a maioria para os projetos do executivo. Já a coligação Unidos por Catuti, formada pelos partidos PTC / PR / PMDB / PDT e PT asseguraram três vagas para os vereadores José Aparecido Alves,Vanessa Sampaio de Araújo e Antonio José da Cruz (Toni de Hergina) que então formavam o bloco de oposição. A hegemonia do candidato eleito para prefeito se fez sentir logo na posse, oportunidade em que o vereador Paulão foi eleito presidente da Câmara por unanimidade com uma chapa composta ainda pelos vereadores Alaíde e Divaldo.

Bastou iniciar o mandato para que a popularidade do prefeito, eleito com 59,02% dos votos válidos, entrasse em declínio. O que é considerado normal para todo inicio de mandato, mas no caso de Hélio somente se estabilizou durante as festas de junho, que foram tornadas tradicionais pelo ex-prefeito Zinga. Mas nesse mesmo mês os vereadores Duda, Alessandra e Odair começaram a se reunir secretamente com a oposição, descontentes com os rumos da administração. O município tinha não somente parado, mas estava retroagindo em muitos casos, sendo principalmente sentido nas obras e na administração interna da prefeitura.

Outro fato importante na política local foi a cooptação do vereador Toni de Hergina para a situação, ele que foi o último presidente da câmara municipal no mandato passado e feito uma administração questionável, cheia de irregularidades e ainda fazendo ¨ vistas grossas ¨ aos desvios de seu antecessor naquela presidência. Nenhum vereador sério, de situação ou oposição, viu com bons olhos essa aderência.

Um bloco que se intitula independente — formado por cinco vereadores —  sendo acressido três da situação ao bloco de oposição, resolveu fazer sua chapa para as eleições da mesa diretora. A proposta da chapa, encabeçada por Duda e formada por Zé Aparecido e Alessandra Kelly gerou inquietação no executivo, uma vez que perderia, além de sua maioria, também toda a mesa diretora, perdendo assim a agilidade na votação dos projetos da prefeitura e até a análise de méritos que dependem das decisões e pareceres das comissões.

Devido à intensa articulação o processo de escolha dos membros da mesa diretora se estendeu por diversas reuniões, sendo que algumas reuniões deixaram de acontecer por articulação,sendo que mesmo colocada em pauta e pouco antes de começar o processo os celulares começaram a tocar, com o prefeito Helio tentando aliciar votos da oposição, oferecendo a Zé Aparecido o apoio para presidente e a outros vereadores ¨consubstanciadas ofertas¨. Ameaças de perseguição e retaliação a Odair e a Duda, segundo os mesmos, foram feitas, pois os mesmo são também funcionários efetivos do Estado e da Prefeitura respectivamente. Segundo populares as propostas chegaram a 20 mil reais. A reunião foi suspensa antes da eleição, descumprindo a pauta, pois sabia o presidente Paulão que a situação perderia a mesa.

O vereador Odair, que por problemas de saúde foi internado em hospital de Montes Claros, não pode comparecer as reuniões ordinárias da câmara,e havendo duas chapas, a de Duda e outra de Toni de Hergina que seria apoiada pelo prefeito, e se a eleição acontecesse naquele dia, 20/11, teria como resultado o empate 4 X 4. Como o vereador Toni é mais velho, ele seria o vencedor e novo presidente. Para que isso não acontecesse os vereadores, então de oposição, não compareceram a reunião seguintes.

A eleição aconteceu no dia 4 desse mês na comunidade de Malhadinha, já que reuniões da câmara municipal de Catuti podem ser itinerantes e havia a solicitação da vereadora Alessandra para aquela comunidade, o que veio a calhar, pois no lugar não há sinal de celular. Acontecendo sem interferência, a eleição confirmou a oposição na mesa diretora para o pleito de um ano, 2010.

POLITICO COM PALAVRA

O vereador eleito para presidente da mesa diretora da câmara municipal de Catuti, José Barbosa de Souza Neto, comemorou com seus pares a sua eleição, mas como disse,festejou mesmo e com muita alegria foi a honradez de seus colegas. Com a mídia nacional mostrando os mensalões, a corrupção assolando o país por todos os lados e a figura dos políticos em baixa no conceito da população, presenciamos em nossa cidade políticos cumprindo a palavra e não se deixando levar pela corrupção ou pelas ameaças, afirmou Duda. Acressenta ainda que, nesse momento se sente orgulhoso por ser político catutiense e principalmente por ter amigos políticos, independente da filiação partidária, apesar de ser traído e considerado inimigo pelo prefeito, de mesmo partido e que teve o inicio da proposição a candidatura ao executivo apoiado pelo então candidato a vereador. O número de Hélio foi 11 e de Duda 11.111.

Segundo os eleitores de Duda e apoiadores das duas candidaturas, Helio prefeito e Duda vereador, a pré candidatura de Hélio poderia não decolar sem o apoio de Duda que desde o inicio se entregou a candidatura do novato e então colegas de serviço na prefeitura de Catuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário