terça-feira, 9 de março de 2010

A mídia e os poderes.


Lula diz que mídia brasileira tem “desvio” por noticiar apenas “desgraça”. Os vereadores da situação em Monte Azul fazem coro com o presidente e reclamam das publicações do blog do Alberto.
Segundo informações do Estadão.com, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a imprensa brasileira durante a inauguração de um centro esportivo na Rocinha, nesta segunda-feira (08/03), no Rio de Janeiro. Lula afirmou que a mídia brasileira se interessa apenas pela “desgraça” e que notícia “boa não interessa”.
“A imprensa brasileira, por hábito ou por desvio, não gosta de falar de obras inauguradas. Ou seja, coisa boa não interessa, o que interessa é desgraça. (...) Eu só queria dizer que é um desvio de comportamento não aceitar as coisas boas. Quase nenhuma obra de inauguração merece matéria, quase nenhuma obra. O que merece é uma gafe, o que merece é um erro que a gente cometa ou uma coisa que não aconteceu”, contestou.
Por aqui os vereadores situacionistas desse rincão do interior nortemineiro reclamaram na tribuna que ao vemos o ¨lado bom¨da administração local.É a birra de políticos com a notícia, somente agrada quando o release sai dos gabinetes e são transcritos para as paginas de acesso público. Por isso é que a maioria dos meios de comunicação, ou são de propriedade ou são controlados por um político ou facção política.
Vejam o caso do jornal A Tribuna que deixou de publicar a coluna de Elio Gaspari na edição deste domingo (07/03). O texto, veiculado em outros jornais, fazia críticas ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB-ES). Segundo o jornal capixaba, houve uma falha técnica que impediu a veiculação do artigo.
O texto intitulado "As masmorras de Hartung aparecerão na ONU" critica o sistema prisional do Espírito Santo e anuncia que no próximo dia 15/03 o governador terá que prestar esclarecimentos à ONU sobre a situação das carceragens no estado. Elio Gaspari também cita crimes hediondos ocorridos entre presos durante a gestão do governador. Além disso, o jornalista aponta números de superlotação nos presídios capixabas.
O editor do jornal,Francisco Henrique Borges, desculpou dizendo que a coluna não foi publicada por um problema técnico, mas não especificou qual, mas seus leitores sabem que foi para não atingir o governador e cessar com as propagandas institucionais que mantêm o jornal.
Vemos então que o presidente com a maior aceitação no mundo atual, o governador que também na atualidade mais fez pelo sistema prisional do Espirito Santo embora tenha herdado o caus nesse e outros setores, e os vereadores de Joaquim de Deja que em Monte Azul é hoje o prefeito com a pior aceitação e nada fez embora tenha herdado um município razoavelmente organizado, se preocupam com as notícias e da maneira como é escrita.
Cada um dos governantes e seu Staff, naturalmente, se preocupando com os meios disponibilizados de informação de seus eleitores.Não comparando o blog do Alberto com os jornais de grande circulação nacional ou com as imprensas estaduais, mas de qualquer forma, esse é o único meio informativo monteazulino.
Historiadores atuais dizem que será difícil para os colegas do futuro explicarem com um presidente de grande aceitação popular foi o mais achincalhado pela imprensa nacional sem explicar que a mídia brasileira que atua no país é fruto da ditadura militar e seus proprietários tem mentalidade de direita. O que não acontece com a nova maneira de comunicar via Net, que são twitteres, blogues e mesmo e-mails.
Por ser uma maneira barata de publicar os navegantes da internet não necessitam de ¨vender a alma ao diabo¨ para divulgarem seus saberes. Os blogues tem sido meio eficazes de noticiar sem interferência das redações e dos anunciantes e naturalmente dos políticos, embora nas cidades pequenas como no nosso caso ficamos a mercê da fúria do poder e sofremos ameaças constantes de sermos processados, de morte e de danos a integridade física.
Mesmo sofrendo represálias e retaliações do ¨poder¨, mesmo sendo reclamado em reuniões da câmara municipal onde aqueles que defendem seus minguados interesses sobem a tribuna para dizer que divulgamos inverdades, mesmo sofrendo ameaças de ter o pescoço cortado como vem fazendo diuturnamente pelas ruas da cidade dois contratados do matadouro municipal de Monte Azul,isso depois de fazerem pessoalmente e serem gravados por nós, digo que jamais não colocaremos o alcaide municipal como ¨proprietário¨ das obras executada pelas metades com verbas estaduais ou federais. Nunca o poder, qualquer que seja ele, nos obrigara a omitir a verdade ou divulgar em qualquer das paginas que temos acesso para publicações, matérias não condizentes a nossa formação moral ou mesmo intelectual.A de preferirmos a cadeia, a morte ou sanções intermediárias, mas lutando com todas as forças e meios para não nos vermos servos dos corruptos e corruptores, dos imorais e ilegais, e nem nos aliarmos aos que calam, consentem.
A todos o ¨direito esperneante¨. Como Lula reclama da mídia, Aécio e outros governadores dominam as imprensas locais, os poderes municipais tem o direito de reclamar, tentar dominar, e mesmo entrar com ações contra os que são lidos e mesmo seguidos.

Temos opinião e temos coragem, e por isso a admiração manifestante da população ordeira e construtiva, e a repudia dos imorais e libidinosos nocivos a essa mesma sociedade.

Um comentário:

  1. Inverdade talvez Vc não publica, mas você tem um lado. Um desses motivos são comentários que desagradam seu lado político, feitos neste blog. Os comentários também são verdades! Porém te desagrada e Vc não publica. Aprendemos nos bancos de Faculdades que o bom jornalista, historiador ou geógrafo, ao comentar algo de interesse público, deve olhar a situação com olhos de profissional, ficar fora do processo. Coisa que Você não faz. Sinceramente, não acredito que Vc seja reporter, porque se é, faltou esta aula! Gostava do seu Blog, porém hoje é algo desacreditado, algo que procura mostrar somente a cara e nunca a coroa! Recicle-se...

    ResponderExcluir