quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

POLÍCIA APREENDE ARMAS EM OFICINA DE MOTOS




Na manhã dessa quarta-feira(01) a policia civil em conjunto com a policia militar de Monte Azul apreendeu um arsenal de mais de 20 armas na oficina mecânica para consertos de motos, localizada no centro da cidade de Monte Azul.

A policia chegou as armas após denuncia que um aposentado de 65 anos, tinha duas armas de fogo em sua casa, sendo uma espingarda e um revolver. Na procura das armas o delegado Mauro Pinho tomou conhecimento que o revolver se encontrava em uma propriedade rural localizada em Rio das Gramas (São João do Bonito) e que a espingarda estava em oficina para ser consertada. Com o apoio da policia militar a PC se dirigiu a oficina de motos pertencente a Juarez de Freitas Barbosa, 34 anos, onde encontrou 19 armas de cano longo, sendo cinco destas espingardas de pressão e as outras tipo cartucheira, além de revolver calibre 32 e quatro munições calibre 38 e quatro cartuchos carregados.



Juarez disse exercer a atividade de armeiro, mas acabou preso em flagrante, por não ter apresentado autorização da Polícia Federal para exercer a atividade, como determina o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003). O acusado também não dispunha do catálogo de entrada e saída das armas apreendidas pela polícia, bem como dos registros e documentos de propriedade.

Também foram apreendidas para averiguação todas as motos e motores encontrados na oficina e os proprietários terão que comparecer a delegacia munidos dos documentos dos veículos para posterior liberação. As armas, após periciadas, serão encaminhadas ao fórum da comarca.

As investigações prosseguem, visando apurar se, além de fazer reparos em armas, ele as comprava e revendia. A atividade de armeiro era controlada pelo Exército até 2003, mas a partir do Estatuto do Desarmamento, passou para a esfera da Polícia Federal. Para exercê-la, o profissional necessita de uma outorga da PF, e também manter um catálogo com nome do proprietário, endereço, registro da arma que recebe para reparos, entre outras informações.

Juarez, preso em flagrante,foi enquadrado no artigo 17 da Lei 10.826, e se encontra a disposição da justiça, enquanto o aposentado foi liberado após pagar fiança. O delegado Mauro ressalta que as operações de combate às armas de fogo ilegais serão intensificadas em todos os municípios da região.







3 comentários:

  1. bom trabalho.

    a população cada vez mais tem que participar das acoes da policia para estirpar de monte azul a criminalidade.

    parabens

    ResponderExcluir
  2. o delegado de
    porteirinha eh bom mesmo!Excelente trabalho da equipe

    ResponderExcluir
  3. Como já conheço seu trabalho doutor, sei que vai fazer melhor, ainda pela cidade Monte Azul.
    Parabéns.
    Mª Valim

    ResponderExcluir