O conteúdo passou a ser algo de suma importância, o que dá sentido para uma marca, concordaram os palestrantes do primeiro painel do MediaOn 2011, desta quinta-feira (24). O diretor de Marketing da Nissan, Murilo Moreno, e o diretor de Inovação e Criatividade da Coca-Cola, Gian Martinez, apresentaram estratégias que inundaram as redes sociais e invadiram a cultura popular.
“Com os sites, redes sociais e blogs, a atenção do consumidor ficou mais difícil de ser capturada. O consumidor vai atrás só daquilo que o interessa”, disse Moreno. Pensando nisso, a Nissan priorizou sua Fan Page do Facebook, criando um grupo editorial para construir conteúdo bem-humorado e criativo, aliando questões cotidianas a conteúdo institucional.
O sucesso da marca da Nissan está nas redes sociais no vídeo “Pôneis Malditos”, comercial viral que chegou à marca da propaganda mais vista do YouTube no Brasil. O vídeo ficou em 1° lugar no YouTube durante 4 meses. Depois disso, a Fan Page da montadora japonesa saltou de 2 mil para 75 mil fãs e inseriu o sucesso na cultura popular.
Com relação à credibiliade do conteúdo, Moreno disse que ser “transparente" e honesto é essencial, ou seja, não censurar e atender as críticas, tanto negativas, como positivas.
O conteúdo é líquido
“Viver como uma água é o sentido para quem produz conteúdo. Pensar em uma idéia que consiga entrar em todas as mídias”, disse Martinez, que também é formado em Jornalismo. Ele acredita na busca das marcas para construir conteúdos relevantes e genuínos. “É conseguir construir coisas que as pessoas achem que é importante para elas, e para ter sucesso, você precisa conquistar as mobilizações.
Segundo ele, o cenário atual é de absoluto serviço do conteúdo. O que vale, na avaliação, é priorizar o “conteúdo líquido”, aquele que entra na vida das pessoas.“Busque fazer coisas que são relevantes para as pessoas”, disse.
Para ele, o conteúdo fica para o jornalista, “Ele tem o perfil da crítica, da construção da marca, o jornalista vai entender com mais clareza os clientes, ele abraça as histórias, entende da vida das pessoas e agrega valores em si". Martinez destacou os trabalhos da Coca-Cola com o vídeo Wavin’ Flag, como tema da Copa do Mundo de 2010, que foi sucesso no Youtube, e o vídeo “Razões para Acreditar".
Martinez afirmou que a Coca-Cola tem uma história de se posicionar como “culturalmente correta”. Ele citou um comercial do início do século passado, anterior a liberação feminina, que colocou a marca na vanguarda da conquista das mulheres. "O que buscamos é ser culturalmente correto. Nossa posição não vai necessariamente de encontro com as políticas vigentes. Este é o papel de uma marca livre”, declarou.
Veja os vídeos da Coca-Cola:
Nenhum comentário:
Postar um comentário