quarta-feira, 20 de abril de 2011

Maior obra ferroviária do governo Lula/Dilma prevista para ser finalizada em 2013


Na sua coluna semanal “Conversa com a Presidenta”, publicada no dia 05 de abril, Dilma Rousseff tratou, dentre outros temas, da conclusão das obras da ferrovia Transnordestina. Dilma disse que “finalmente estamos vendo a realização de um sonho, que aliás é muito antigo –data do tempo do Império".
"De lá para cá, pelo menos três governos retomaram a ideia da Transnordestina, produziram novos estudos sobre o assunto, refizeram o traçado, mas de concreto nada foi feito. Somente no governo passado o empreendimento começou a tomar forma. Nós pretendemos que os trabalhos estejam concluídos até 2013. A Transnordestina terá 1.728 km de extensão e vai ligar a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), capazes de operar navios de grande porte.”

As obras da ferrovia Transnordestina empregam diretamente 11 mil trabalhadores, divididos em 25 frentes.
Este é um empreendimento particularmente feliz das administrações Lula-Dilma.
Além de valorizar o transporte ferroviário, muito mais econômico e preservador do meio ambiente, nosso país perdia em competitividade por não ter visão de conjunto que integrasse seus portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, aerovias e hidrovias.
Segundo o Banco do Nordeste, quando a Transnordestina estiver operando, ela vai gerar cerca de 500 mil novos empregos em diversos segmentos. A expectativa é que a ferrovia transporte cerca de 30 milhões de toneladas de carga por ano, principalmente minérios e grãos. Além disso, a produção agrícola também será ampliada e beneficiada. Afinal, as regiões produtoras se tornarão mais competitivas com a presença dos trilhos.

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