terça-feira, 27 de março de 2012

Australiano cria moto movida a ar comprimido.

O conceito da motocicleta ‘O2 Pursuit’, criado pelo australiano Dean Benstead, tem como objetivo fornecer uma alternativa de transporte sustentável aos consumidores. Tecnologias como essa se tornam cada vez mais necessárias devido ao esgotamento do petróleo e também pelo impacto ambiental gerado pelos combustíveis fósseis.
A moto que parece ser uma solução para tantas questões ambientais foi destaque em 2010, no principal prêmio de design da Austrália, o Melbourne Design Awards.
Com capacidade de atingir velocidade de até 100 km/h, ela roda em ar comprimido limpo usando tecnologia de motores desenvolvida localmente - o motor 'DiPietro', fornecendo uma plataforma sustentável para seu funcionamento, com benefícios na execução da própria moto e para o meio ambiente.
O peso da motocicleta é menor, pois não conta com tanque de combustível, aumentando a habilidade e capacidade de manobra do piloto. Mas, o veículo tem um compartimento em que é possível introduzir um cilindro de ar comprimido.
O objetivo de Benstead é demonstrar que é possível usar esta tecnologia como uma alternativa aos combustíveis fósseis e à eletricidade. “Quero explorar a viabilidade do ar como fonte alternativa de energia”, garante. Um sistema próprio transforma o ar em energia para movimentar a moto.
As estações de recarga seriam equipadas com compressores movidos a energia solar ou qualquer outra fonte de energia renovável ​​criando um círculo completo de criação e utilização de energia limpa.  
Outra vantagem é que, além de não poluir a atmosfera, a pequena moto é bastante silenciosa, ajudando na diminuição das taxas de poluição sonora dos grandes centros urbanos.
A moto será fabricada inteiramente com materiais reciclados. Assim, ela possuirá baixo custo de operação e funcionará em meio urbano e em uma ampla faixa de estradas, inclusive de terra. Por tratar-se de um protótipo, ainda não existe custo estimado para a comercialização.
Ciclovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário