terça-feira, 20 de março de 2012

PAC 2: 46 MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS RECEBEM RETROESCAVADEIRAS DO MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar na próxima sexta-feira (23), às 10 horas, no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo à  Associação dsos Municípios da Àrea Mineira da Sudene (AMAMS), retroescavadeiras para 46 municípios do Norte de Minas. A  ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. As máquinas serão usadas na recuperação e manutenção de estradas vicinais.
A AMAMS em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário participa da organização de entrega do maquinário, que contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, do Presidente da AMAMS – Valmir Morais de Sá e dos Prefeitos dos municípios beneficiados pelo programa das cidades de: Augusto de Lima, Buritizeiro, Jaíba, Manga, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Gameleiras, Espinosa, Monte Azul, Catuti, Bocaiuva, Buenópolis, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Olhos-d'agua, Bonito De Minas, Botumirim, Guaraciama, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Ninheira, Santo Antônio do Retiro, Novorizonte, Fruta de Leite, Montezuma, Pintópolis, São Romão, Urucuia, Verdelândia, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira, Taiobeiras, Felixlândia, Brasília de Minas, Ibiracatu, Campo Azul, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Cristália, Pedras de Maria da Cruz, Santa Fé de Minas, São João da Ponte, Montalvânia
A ação vai beneficiar também os agricultores familiares da região note mineira, pois com a melhoria das estradas vicinais, o MDA colabora na redução dos custos de produção e do valor final dos alimentos para a comercialização.
“Os municípios gastam muito com o aluguel dessas máquinas. Além de serem utilizadas para abrir e recuperar estradas vicinais, por onde escoa a produção da agricultura familiar, elas serão úteis para a construção de açudes e barragens neste momento em que enfrentamos problemas de falta de água por causa da seca”, explica o Presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá.
Para operar as retroescavadeiras, 92 operadores de máquinas dos 46 municípios contemplados participarão de um treinamento com dez horas com aulas práticas e teóricas, a ser realizado nesta quinta-feira 22/03, em Montes Claros.
A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. 
A meta é doar aos municípios 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de até 50 mil habitantes. O investimento total chega a R$ 211,8 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário