quinta-feira, 8 de março de 2012

Facebook é derrubado em países europeus e desconfia de ataque do Anonymous

A página do Facebook saiu do ar em alguns países europeus, nesta quarta-feira, segundo informações da CERT.be, equipe federal de assuntos de internet da Bélgica. Segundo um dos agentes, no Twitter, o Facebook foi atingido por um ataque de Distributed Denial of Service (DDoS), ou negação de serviço distribuído, na tradução livre, em português. O ataque deixou o site indisponível para vários países da Europa durante cerca de duas horas mas, segundo a direção do FB, o serviço já voltou ao normal.
O Facebook no entanto, emitiu uma nota oficial e disse que o site apresentou problemas na Europa por causa de “dificuldades técnicas”.
“Hoje enfrentamos dificuldades técnicas que fizeram o site ficar indisponível para diversos usuários na Europa. O problema foi resolvido e todos agora devem ter acesso ao Facebook. Pedimos desculpas pelo inconveniente”, afirmou a rede social.
Alguns usuários do Face, no entanto, expressaram seu descontentamento com a falha de segurança no serviço, em notas impressas no Twitter. Segundo o Computerworld, a queda levou usuários do microblog a especular sobre a hipótese de o Facebook ter sido atacado pelo Anonymous – em retaliação às prisões de cinco ciberativistas, na véspera, em uma ação internacional liderada pelo FBI.
“Há um ataque DDoS em curso direcionado ao Facebook. O acesso à sua conta do Facebook pode ser prejudicado temporariamente. “Para esclarecer: o CERT.be não pode confirmar o ataque DDoS ao Facebook. Nosso tweet durante a manhã (horário local) sobre o ataque DDoS foi baseado em ameaças anteriores”, disse o CERT.be no Twitter. Mais tarde, a empresa disse que não podia confirmar.
Usuários do Twitter em uma série de locais além da Europa, incluindo Tunísia e África do Sul também relataram problemas com o Facebook, diz o site. Reino Unido, Irlanda, Egito, Turquia e Rússia não tinham acesso à rede.
Os ataques DDoS utilizam uma grande quantidade de computadores zumbis (máquinas controladas remotamente) para que tentem milhões de acessos simultâneos ao alvo, sobrecarregando o servidor e fazendo o site sair do ar, temporariamente. A investida não é relativamente fácil, defendem especialistas em segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário